Jornal do Cariri
Novo presidente do TJDF-CE, Waldir Xavier fala sobre os desafios e objetivos da gestão
Waldir Xavier é o sucessor de Frederico Bandeira, ex-presidente da corte
(Foto: Victor Nogueira/Plus FM)
18/07/22 15:43

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Cearense (TJDF-CE) tem um novo presidente: Waldir Xavier. O mandato será de dois anos. Ele vai substituir Frederico Bandeira, ex-presidente da corte. O auditor Carlos Eduardo Brasil foi nomeado como vice-presidente administrativo do TJDF.

O novo presidente, Waldir Xavier, concedeu uma entrevista exclusiva para o Jornal do Cariri e falou sobre os desafios e objetivos da nova gestão. Muitos são os objetivos para esse novo mandato. Entre eles, está a construção de uma sede própria. Atualmente, o TJDF está instalado na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), localizado no bairro Benfica, em Fortaleza.

Quais são as perspectivas para esse mandato que se inicia?

"Nós estamos imbuídos no espírito muito dedicado de fortalecer ainda mais a imagem do Tribunal. O Tribunal é qualificado. Tem grandes quadros nas instâncias que temos. Instância ordinária das comissões, o próprio tribunal pleno.. Enfim, é um tribunal que goza de uma respeitabilidade pela qualificação de seus membros. É bem verdade que nós julgamos paixões também, né? Nós julgamos processos dentro da frieza que a letra da lei permite. Mas envolve paixões, envolvem preferências clubísticas. E nem sempre a torcida se agrada das decisões. Mas o que nos garante uma tranquilidade é que nós faremos o nosso trabalho, sempre. Dentro de uma estrita análise de ordem legal, de forma que nós estamos realmente dedicados a essa perspectiva.

Quanto à gestão, nós queremos desenvolver uma sede própria, que é um anseio do Tribunal há muitos anos. Além disso, queremos discutir mais ainda o Direito Desportivo, incrementar nossa Escola de Direito Desportivo. Nós temos uma escola muito boa. Temos profissionais muito qualificados. Mas vamos trazer também pessoas como: auditores do STJ, juristas que escrevam e falem sobre o Direito Desportivo, para cada vez mais nós estarmos amplificando ou ampliando esse espectro que é a nossa matéria prima, que é o Direito Desportivo. No Cariri, em especial, nós temos uma comissão que foi implantada na gestão do meu meu antecessor Dr. Frederico Bandeira, mas que foi coordenada, essa implantação, por mim mesmo. E eu tenho o orgulho de ter, no Cariri, realizado essa emblemática instalação da comissão disciplinar, que hoje é presidida por uma brilhante colega Dra. Clarice, mas que tem excelentes membros como Dr. Flávio Matos, Dr. André Carvalho.. Enfim, auditores que realmente enobrecem o nosso Tribunal. Assim como os defensores também, como Dr. Júnior Fontenelle, Dr. Alcântara Matos.. Enfim, nós temos uma comissão que tem realizado um profícuo trabalho na região. E nós, dentro dessa caminhada, vamos fazer as visitas institucionais. Tanto as comissões da capital, de Fortaleza, com as Limoeiro do Norte e do Cariri. Há uma previsão, a perspectiva, um interesse, e uma vontade administrativa de instalarmos uma outra comissão. Possivelmente, no Norte do Estado. Mas esses são planos que nós, ao longo do mandato, vamos tentar viabilizar."

Presidente, um dos assuntos que tomaram conta, recentemente, do futebol cearense, é sobre o caso de manipulação de resultados no Crato, na disputa do Campeonato Cearense. Como anda o processo?

"Eu posso falar até de cátedra do assunto porque eu fui o relator do inquérito que apurou essas possíveis manipulações de resultado e a participação de alguns dirigentes, atletas.. Enfim, pessoas que, de alguma forma, tem alguma ligação com o desporto, mas que, de alguma forma, também podem ter maculado. Eu estou dizendo sempre "em tese" porque o processo ainda não foi julgado. O processo obedece a uma tramitação de que quando se encerra o relatório, como eu já encerrei, e já encaminhei à Procuradoria e a Procuradoria oferece a denúncia, e essa denúncia vai para uma instância inferior a nossa, que é a do plano. Então, foi para uma das comissões do TJD e está seguindo sua marcha processual normal. Vai ser apreciada por essa primeira instância, e depois submetida ao julgamento do nosso pleno."

Como funciona a Escola de Direito Desportivo?

"Essa escola visa esse fomento da produção intelectual em relação ao Direito Desportivo. O nosso interesse é firmar com a Universidade Federal, com a faculdade de Direito, que já tem um excelente curso de Direito Desportivo, com a Universidade de Fortaleza também, com algumas universidades particulares, inclusive, também, com a escola superior de advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, para que façamos essa parceria para que vários projetos de ordem doutrinária, de ordem de palestras, de conferências, de seminários.. inclusive, envolvendo a arbitragem também. A arbitragem se recente muito dessa dessa constante atualização, dessas exposições sobre os aspectos de interpretação do Direito Desportivo. E tudo isso nós queremos incrementar e dar um novo fôlego, digamos assim, a administração do Tribunal, visando o aprimoramento, o fortalecimento, e o engrandecimento do Tribunal."

Qual o prazo estipulado para a realização desses projetos?

"Nós queremos no correr desse próximo semestre já realizarmos esses projetos. Principalmente da escola. E as visitas institucionais nós já estamos fazendo. Hoje nós temos uma reunião com a Federação Cearense de Futebol, com presidente da FCF. Teremos amanhã uma reunião com presidente do Ceará Sporting Club, que é uma visita institucional que o Tribunal faz aos clubes. Faremos uma ao Ferroviário Atlético Clube e faremos ao Fortaleza Esporte Clube também. Além de outros clubes que nós vamos agendar. Mas faremos essas visitas. Iremos ao Cariri para visitar a nossa comissão, acompanhar os relevantes trabalhos estão sendo feitos lá, assim como a de Limoeiro do Norte. E, como eu disse, as comissões também do nosso Tribunal na capital."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ