Jornal do Cariri
Novembro Azul alerta sobre o câncer da próstata
Diversas ações são executadas para conscientizar os homens
Foto: Divulgação
Geneuza Muniz
09/11/21 21:00

O mês de novembro traz à tona uma importante discussão: a campanha de conscientização para o rastreio precoce do câncer de próstata. Na região do Cariri, especialistas chamam atenção para os cuidados. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Em 2019, o número de óbitos pela comorbidade foi de 15.983 e, em 2020, foram registrados 65.840 novos casos, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O médico urologista Thiago Coutinho, em entrevista ao Jornal do Cariri, explica como deve proceder o paciente em caso de suspeitas. “O primeiro local a ser procurado, em caso de suspeita, é o posto de saúde. Se ele estiver dentro do perfil, será encaminhado com um PSA (Antígeno Prostático Específico) para um médico, de preferência um Urologista”. Em caso de confirmação do diagnóstico, o hospital referência na região é o Hospital São Vicente, na cidade de Barbalha, que é credenciado em oncologia.

Um em cada seis homens vai ter o diagnóstico de câncer de próstata durante a vida. “Por isso, a importância de procurar um especialista e começar a fazer a prevenção. Vale destacar, ainda, que o fator hereditário aumenta as chances de duas a três vezes de desenvolver o câncer de próstata”, explica.

A prevenção é fundamental, principalmente para os homens que possuem alguma predisposição. Os grupos de risco são: fumantes, obesos, homens negros e com histórico familiar de pais ou irmão com câncer. Estes devem antecipar para os 45 anos essa ida ao especialista, tendo em vista que esses grupos são mais propensos a desenvolverem a doença mais precocemente.

Em relação aos sintomas, o médico explica que no início, o câncer de próstata é totalmente assintomático. “Quando a próstata começa a crescer, o paciente tem dificuldade para ir ao banheiro. Mas, o recomendável é não esperar sintomas e procurar o especialista pelo fator idade”. O câncer da próstata tem evolução silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Caso o diagnóstico seja feito em estágio inicial, o paciente tem 90% de chances de cura, porém, a maioria dos pacientes já descobre em estágio avançado.

A próstata é uma glândula exclusiva do homem e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e acima do reto, envolvendo a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides liberados durante o ato sexual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ