Jornal do Cariri
No rastro dos recursos
20/05/20 20:12

As dispensas de licitação, motivadas pelos decretos de calamidade pública no Ceará e municípios, não passarão despercebidas. É o que promete o Ministério Público do Estado. Com cerca de 30 dias de vigência dos decretos, já são 43 procedimentos de investigação sobre a aplicação dos recursos públicos, exclusivamente para ações de combate à covid-19. Entre as investigações, capital e interior estão na mira dos promotores, com auxílio Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), responsável pelas investigações, não detalhou que prefeituras estão sendo investigadas no interior, o que deixou prefeitos do Cariri sob alerta. Nas câmaras da região, multiplicam-se as denúncias de superfaturamento na compra de produtos como EPIs e na contratação de serviços.

Sono profundo

Apesar de propagar alinhamento com o Governo do Estado, a gestão do prefeito Mano Morais, em Mauriti, parece fora de sintonia com as decisões do governador Camilo Santana. Mesmo com o crescimento dos casos de covid-19 no Município, onde até o prefeito testou positivo, foi necessário o Ministério Público do Estado notificar a gestão e garantir que as medidas de restrições fossem adotadas e fiscalizadas. A notificação fala em “garantir o imediato e integral cumprimento dos decretos estaduais”. Deixou claro que não existia, sequer, decreto municipal com medidas para combate à covid-19. Apesar de anunciar ações como a desinfecção das ruas, a Prefeitura não estaria fiscalizando as restrições ao funcionamento de bares, restaurantes, igrejas, feiras, academias, clubes, lojas, entre outros. A competência da equipe de Mano Morais volta a ser questionada.

Oportunismo político

A decisão do prefeito de Missão Velha, Diego Feitosa, em assumir publicamente que foi contaminado pelo novo coronavírus, acabou motivando um verdadeiro bombardeio de críticas a sua gestão. No comando dos ataques, o vice-prefeito Dr. Lorim, líder da oposição, e os vereadores Eduardo Honorado e Rafael Moreira. Com o vídeo do prefeito repercutindo nas redes sociais, os três fizeram uma live onde criticaram o fato do prefeito ter feito o exame, enquanto a população não teria acesso. O foco das críticas foi o valor de R$ 700 reais pagos a um laboratório particular, com recursos próprios. Os oposicionistas aproveitaram, ainda, para assumir a autoria das boas ações contra a covid na cidade, segundo eles, encaminhadas em consequência da pressão feita pelo grupo. A base do prefeito Diego acusou os líderes da oposição de oportunismo político.

Sem interesse

O prefeito de Milagres, Lielson Landim, que há dois meses havia colocado a possibilidade de não disputar a reeleição, foi questionado em live nas redes sociais (Facebook) sobre uma possível articulação para voltar ao páreo eleitoral. Internautas apontaram objetivos políticos nas suas últimas ações de combate à pandemia. Em resposta, o prefeito foi direto: não sou candidato à reeleição. Lielson garante que o fato de não ser candidato, joga por terra as tentativas da oposição em tirar proveito político de um momento crítico que está sendo vivido pelo mundo. Apesar de não ter assumido oficialmente o apoio ao pré-candidato Cícero Figueiredo, em reunião com aliados, Lielson citou o nome como melhor opção. Na oposição, a saída do ex-prefeito Hellosman Sampaio preocupa aliados. Hellosman tende a apoiar o sobrinho Abraão Sampaio, atual vice-prefeito.

Metralhadora giratória

A proximidade da eleição aumenta a tensão política em Altaneira. Adepto das lives, o prefeito Dariomar Rodrigues, resolveu partir para o confronto a seus desafetos. No dia 15, o prefeito retomou o debate dos recursos do precatório do antigo Fundef. Dariomar afirmou ter perdido a maioria dos seus parentes “na política”, por ter se negado a distribuir o dinheiro. Entre os responsabilizados, como principais responsáveis pela polêmica, o advogado Raimundo Soares, o contabilista Ariovaldo Soares e o blogueiro Antônio Júnior. O advogado foi acusado de querer “levar para casa” R$ 400 mil. Raimundo é o advogado dos professores que querem a distribuição dos recursos com a categoria. Ariovaldo foi acusado de exercício ilegal da profissão e Antônio Júnior de usar o veículo contra a sua gestão. Dariomar amargou uma série de críticas e notas de repúdio.

Entre boas e más

A Prefeitura de Santana do Cariri continua sua saga entre as boas e más ações no combate ao coronavírus. Depois de fechar parceria com Universidade Regional do Cariri (Urca), para montagem do centro de recepção aos casos notificados de covid-19, no Museu de Paleontologia, e garantir a distribuição de senhas, cadeiras e tendas em frente à agência da Caixa Econômica, o Município anunciou a voltas às aulas da rede pública municipal. Apesar das atividades serem remotas, a Prefeitura levantou uma polêmica sobre os alunos que não têm acesso à internet e tecnologias para assistir as aulas. A oposição acusa discriminação e indaga se os alunos terão que aprender sozinhos. Pais e professores ameaçam levar o caso ao Ministério Público.

Enquanto isso...

... Ainda em Santana do Cariri, a gestão do prefeito Pedro Henrique está sendo bombardeada pelas críticas a doações feitas pelo seu pai, Pedro de Gerson. Foram quatro mil máscaras na live do cantor Leo Magalhães e cinco toneladas na live do cantor Wesley Safadão. A oposição reclama que as doações poderiam estar sendo feitas para a população de Santana.

... No embalo das más notícias, o vereador Ismael Feitosa entregou a liderança do prefeito na sessão do dia 14. Não há ligação entre a saída do líder e os recentes desgastes do prefeito Pedro Henrique, mas as especulações já seguem neste sentido. Ainda na Câmara, o vereador João Paulo testou positivo para o novo coronavírus. Ele garante que não desfalcará a oposição.

... O presidente da Câmara de Jardim, vereador José Napoleão, em contato com está coluna, garantiu que jamais teve a intensão ou propôs a reabertura do comércio da cidade. Sobre o ofício enviado ao prefeito Aniziário Costa, garante ter sido uma carona no ofício da vereadora Donizete Coutinho, para um momento com o gestor.

... Napoleão disse que sua proposta é discutir uma solução para os comércios fechados e que não conseguem receber suas duplicatas, não para a reabertura. Segundo o vereador, foi procurado por vários empresários que estão em dificuldades para receber receitas do que já vendido. A ideia do vereador é fazer um ponto de apoio para receber os boletos e duplicatas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ