JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
MP Eleitoral pede a cassação do prefeito de Abaiara
15/04/25 0:00

O prefeito de Abaiara, Professor Angim (PT), com certeza, não esperava um início de gestão com o atual nível de tensão política. Cercado por uma oposição disposta a tudo, Angim não tem tido folga. O mais recente capítulo dessa batalha é o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), pela cassação da chapa liderada por Angim. No parecer, a promotora Thaís Moutelik Aguiar de Azevedo avalia procedente a denúncia de compra de votos e abuso de poder econômico e, por consequência, orienta pela cassação. A ação atinge, ainda, o vice Ricardo Leite e o vereador João Sampaio Neto. Se confirmado pela Justiça Eleitoral, os três devem ficar inelegíveis por oito anos. Mas, o parecer do MPE é apenas uma das dores de cabeça de Angim. Além do possível escândalo com o recebimento de diárias oficiais para comemorar o aniversário de aliado político, em Fortaleza, a oposição promete contestar a licitação que terceirizou o transporte escolar do município. No Portal da Transparência estaria faltando documentação sobre o processo.

Se eximindo da culpa

Depois de uma avaliação sobre a reconstrução da estátua da Menina Benigna, o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton (PT), não demorou em garantir que não teve culpa no desperdício de dinheiro público com a reconstrução do monumento. Samuel foi direto: a culpa é da Superintendência de Obras Públicas (SOP). “Todo passo a passo foi avisado tanto a SOP como a empresa, fizemos inúmeras reuniões, e fomos nós que solicitamos a troca da imagem”, argumentou. A verdade é que o dinheiro público foi desperdiçado e alguém tem que ser responsabilizado. Para Samuel, tudo está muito claro: o Governo do Estado, seu aliado político, é o responsável direto. Resta saber se será feita alguma denúncia formal sobre o caso.

Mandando recado

O prefeito de Milagres, Anderson Eugênio (MDB), parece incomodado com as críticas da oposição. Durante discurso de entrega do cenário da Paixão de Cristo, no dia 10, o prefeito falou que está com a verdade e ao lado de quem faz. A fala foi para quem “se esconde e usa da hipocrisia em tempo de política para aparecer como bom Samaritano”. A resposta foi a avaliação negativa da oposição sobre os 100 dias da sua gestão. Ao falar das obras do seu mandato e dos seus aliados recentes – os ex-prefeitos Cícero Figueiredo e Lielson Landim – Anderson desabafou dizendo que o povo foi enganado por décadas. O detalhe é que o ex-prefeito Hellosman Sampaio, que ficou mais tempo no poder, também, foi seu aliado. Como diz o próprio prefeito: “o pior cego é aquele que não quer ver”.

Tudo como antes

Depois de ser cancelado pela prefeita Késia Alcântara (PSB), o processo seletivo de Altaneira está novamente sob suspeição. A empresa é a mesma do primeiro processo e as denúncias se repetem através dos candidatos, nas redes sociais. Segundo uma das denúncias, repassadas ao blog do Jocélio Leite, houve alteração nas notas dos aprovados, antes mesmo da entrega das provas de títulos, no dia 11. Outro caso denunciado envolve uma candidata, supostamente familiar do atual secretário de Educação, que não aparece entre os aprovados na primeira lista, não entrou com recurso, mas está entre os classificados na segunda lista. Há, também, casos de candidato que subiram de colocação, inexplicavelmente, sem nenhum critério. A prefeita não se manifestou.

Enquanto isso...

A Assembleia Legislativa do Ceará homenageou, na sexta-feira (11), vários gestores municipais do Ceará, pela passagem do Dia do Prefeito. A solenidade foi solicitada pelo deputado De Assis Diniz (PT).

Entre os prefeitos homenageados, o caririense Rondilson Ribeiro (PT), prefeito de Salitre. Rondilson está no terceiro mandato e não esconde o tamanho dos desafios com a nova gestão. Realmente, representa a região.

Em Várzea Alegre, a Câmara aprovou, no dia 9, um Projeto de Lei que institui um incentivo a ‘preguiça’. Se for sancionado pelo prefeito Flávio Filho (MDB), o município terá um feriado a cada aniversário dos distritos.

Autora do projeto, a presidente Menésia Simião (PT) justifica como “uma forma de homenagear cada distrito”. Só pra lembrar, Várzea Alegre tem seis distritos e a cidade vai parar em cada data. É muito feriado!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE