Jornal do Cariri
Mostra virtual reúne 54 contadores de histórias
Do Cariri e do mundo, contadores participam de evento virtualmente
Edições anteriores aconteceram de forma presencial. Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
22/09/20 11:00

Do Cariri ao Rio de Janeiro. Do Brasil a Portugal. Nesta semana, entre os dias 24 e 27 de setembro, a Mostra Virtual de Contadores de Histórias Nas Terras do Cariri levará encanto ao mundo, através da internet. Serão 15 narradores do Cariri; 13 de outros pontos do Ceará; 20 de outros estados do Brasil, entre eles Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; além de outros seis narradores de Argentina e Portugal. A proposta é levar o espaço de casa, do batente da porta à cozinha, para o público. Podcasts, narrativas, canções, contos e prosa integram a programação, que contará ainda com mesas de debate e palestras.

Elisabete Pacheco, coordenadora da Escola de Narradores, conta que o evento foi pensado como um espaço de encontro, formação e disfunção da arte das narrativas. “Teremos, virtualmente, uma mostra inteira em sua casa, em quatro dias, ocupando quatro cômodos: sala, quarto, cozinha e banheiro; e mais nove espaços: nossa rua interior, batente da porta, fazendo sala, tem curumim no quintal, cozinhando palavras, contos privados, contos íntimos, leitura de cabeceira e armando a rede virtual”, explica.

A mostra virtual solidária, primeira neste formato, acontece de forma a multiplicar afetos.  “O Balaio de História que eu represento é o idealizador do projeto, juntamente com os narradores do Cariri e o Coletivo Camaradas”, comenta Bete Pacheco. Sobre o apoio, ela conta que a Escola realizou o contato com narradores de outros países e com narradores de grande relevância no cenário narrativo da atualidade.

Durante a pandemia, a contadora relata que os narradores do Cariri criaram um espaço de ensaio aberto, no Instagram, e por ele “afetivaram” um público e muitas das crianças que participaram nesse período, também estarão no encontro nas Terras do Cariri  para ocupar o espaço. “Temos um público, uma narrativa e um canal para que a arte chegue. E, quanto ao futuro, vamos construindo através desse presente”, enfatiza, ao deixar o convite:

“Era uma vez uma rede, na sala ou quintal, cheia da vivacidade dos curumins. Ela estava cheia de historias e o balançar dela é capaz de atravessar paredes ou voar sobre o telhado e lhe levar entre as nuvens. É ainda capaz de, ouça... Levando a oratória, vigiada pelo oratório,  te embalar ao cozinhar as palavras. Quer saber como tudo isso é possível? Acesse a rede: ó de casa, ó de fora, abra a porta e permita que contadores de histórias do mundo inteiro entrem e possam multiplicar os afetos a você, na sua casa, e todos nós juntos”.

Para inscrições e mais informações: http://www.nasterrasdocariri.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ