Jornal do Cariri
Médico alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos
Foto: Assessoria ComMonike
Robson Roque
19/01/22 15:30

Medicamento indicado especificamente para o tratamento de pacientes acometidos pela influenza, o Oseltamivir, comercializado sobre a marca Tamiflu, está esgotado em farmácias do Cariri. O desabastecimento pode ser explicado pelo temor diante do crescimento de casos tanto da covid-19 como de um surto da cepa H3N2 da Influenza.

O desabastecimento nas farmácias do Cariri e de outras regiões e capitais do Brasil pode ser explicado pelo seu uso indiscriminado, prática desautorizada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), já que “pode resultar no desabastecimento do insumo, limitando o acesso dos indivíduos que realmente necessitam utilizar as medicações”.

Pediatra do Hospital Santo Antônio, em Barbalha, o médico Walden Neto alerta quanto ao uso indiscriminado do Tamiflu, cujos riscos da utilização inapropriada é semelhante a outros medicamentos, enquanto a indicação é específica para casos confirmados de Influenza.

“Medicação é uma droga, tem seus efeitos adversos, você está poluindo o seu corpo. Na medicina, quando vamos passar uma medicação, pesamos muito bem o custo-benefício sabendo que toda medicação tem seu efeito adverso, mas a gente pesa e vê que o benefício é melhor do que o risco e é assim que prescrevemos a medicação, sempre sabendo que medicação demais tem os potenciais riscos do uso dela. No caso do Tamiflu, seria interessante se as pessoas pensassem realmente se elas estão com o vírus Influenza. Caso contrário, não tem a menor indicação. Segunda coisa: se ela estiver no grupo de risco. Senão, uma gripe se cura com o passar do tempo sem a menor necessidade do uso do antiviral”, adverte.

Walden Neto, médico pediatra do Hospital Santo Antônio, em Barbalha

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ