Maus-tratos a animais sobem 37,5% no Cariri
O avanço nos números acende um alerta
Foto: Ilustrativa/ IA
Regy Santos
20/01/26 8:00

Os registros de maus-tratos animais apresentaram crescimento significativo na região do Cariri em 2025. Os dados constam no Painel Dinâmico de Crimes de Maus-Tratos a Animais, lançado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

De acordo com o levantamento, em 2024 foram contabilizadas 88 ocorrências na região. Em 2025, o total subiu para 121 registros, o que representa um aumento de aproximadamente 37,5% em relação ao ano anterior.

O avanço nos números acende um alerta para os órgãos de proteção e fiscalização. A Secretaria de Proteção Animal (SEPA) do Ceará informou que tem intensificado ações de prevenção, conscientização e repressão aos crimes de maus-tratos, em parceria com as forças de segurança e órgãos ambientais.

A coordenadora de Proteção Animal, Eliziane Lucena, avalia que, embora os dados ainda não representem a totalidade dos casos ocorridos, o crescimento também reflete uma maior sensibilização da população para denunciar esse tipo de crime. “O registro das ocorrências é fundamental para identificar as áreas mais afetadas e orientar a implementação de políticas públicas”, destacou a coordenadora.

Entre as medidas apontadas como prioritárias estão ações educativas, programas de castração, atendimento veterinário gratuito e o fortalecimento da estrutura dos órgãos que atuam na proteção animal, além da defesa da criação de uma delegacia específica para crimes ambientais na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE