Mauriti lidera produção de leite na região
No Cariri, produção foi superior a 130 milhões de litros de leite
Foto: Edelwass Barbosa
Joaquim Júnior
30/09/25 11:00

Quase 16 milhões de litros de leite foram produzidos em Mauriti no ano de 2024, deixando o município em primeiro lugar no ranking de maior produtor na região do Cariri. Em seguida, aparecem Brejo Santo e Várzea Alegre, com produções superiores a 13 milhões de L e 10 milhões de L, respectivamente. Em todo o Cariri, a produção foi de 130.267.000 L de leite. Os dados fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2024, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como avalia Vandui Júnior, técnico em agropecuária na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mauriti, o município é forte na produção de leite. Atualmente, conforme repassado por ele após confirmação com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), há em média 1.500 produtores de leite na localidade. Da produção, parte vai para a cidade de Brejo Santo, onde tem muitas queijarias; outra parte fica no próprio município, que possui queijarias artesanais; e parte é destinada à venda para empresa que fabrica produtos laticínios.

“Aqui, a maioria dos produtores se organiza através de associação”, explica Vandui, ao dizer que a Secretaria de Agricultura conta com técnicos que dão assistência e desenvolvem trabalho junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Ele cita, também, que já houve trabalho de inseminação artificial para fomentar a produção de leite, mas, atualmente, o projeto está parado.

Como destaca Edelwass Barbosa, secretário de Agricultura em Mauriti, o resultado apresentado pelo IBGE é o resultado de muito trabalho e empenho do poder público em todas as esferas e das parcerias construídas. “Avaliamos este volume de produção como uma grande conquista: a terra, a água e o poder público cumprindo a sua função social que é a melhoria de vida do nosso povo e a construção da cidadania”, enfatiza, ao dizer que, socialmente, a atividade reveste-se de especial importância, principalmente pela grande capacidade de geração de ocupação e renda.

“Temos a Ciência de que município de Mauriti possui características edafoclimáticas especiais que garantem a dinâmica da produção leiteira de forma mais eficaz. Por estarmos situados na porção nordeste da Bacia Sedimentar do Araripe, as nossas características geológicas nos garantem um excelente suporte hídrico no que se refere a águas subterrâneas de excelente qualidade para irrigação de pastagens e dessedentação animal”, pontua o secretário. Este fator, aliado às características de solo e relevo plano, de acordo com Edelwass, permite antever números mais robustos na produção leiteira a curto e médio prazo enxerga a Região do Cariri Leste como uma futura grande bacia leiteira do Nordeste. Para isso, ele cita que alguns elos da cadeia precisam ainda ser revistos e melhorados, principalmente no que se refere a processamento da produção e a sazonalidade dos preços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE