Jornal do Cariri
Junho Violeta se volta para violência contra pessoas idosas
Campanha alerta para atenção aos direitos das pessoas idosas. Casos de violência, de diferentes espécies, pode ser denunciados.
Defensoria Pública orienta sobre cuidados com a pessoa idosa. Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
13/06/20 11:37

No mês de junho, voltado para o combate à violência contra pessoas da melhor idade, acontece a Campanha Junho Violeta. A próxima segunda (15) marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A Defensoria Pública do Ceará acompanha e orienta sobre os direitos da população. Casos de denúncias, seja de violência física, psicológica, financeira ou afins, podem ser feitas pelo telefone Disque 100. Através do número 129, do Alô Defensoria, é possível esclarecer dúvidas e receber orientação por telefone. Os contatos funcionam, inclusive, para moradores do Cariri.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa com o objetivo de reconhecer os idosos como sujeitos de direitos. Conforme apresenta a Defensoria Pública do Estado do Ceará, a entidade integra a rede de atenção ao idoso e garante atendimento especializado e prioritário para o cidadão acima de 60 anos. A atuação abrange as esferas da vida civil, de forma a concretizar seus direitos, com especial ênfase para as questões ligadas à saúde, família e propriedade.

Segundo o supervisor do Núcleo de Defesa do Idoso, defensor público Daniel Leão, há muitos idosos “em situações de vulnerabilidade, em unidades de acolhimento ou abandonados pela família, e a data é uma forma de alertar, chamar a atenção de todos por meio de ações de educação em direitos, divulgando os canais existentes para denunciar, e realizar o atendimento individualizado dos casos em busca da garantia de direitos”, reforça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ