Jornal do Cariri
Juizado de Juazeiro tem 110 audiências agendadas para maio
Graças às medidas de isolamento social voltadas à prevenção ao novo coronavírus, um novo método entrou em vigor nas audiências, com o apoio da tecnologia.
Audiências acontecem em plataforma pela Internet - Foto: Wiberlanny Oliveira
Joaquim Júnior
24/05/20 19:00

Impossibilitados de realizar audiências presenciais, devido às medidas contra a pandemia de covid-19, magistrados e servidores de Crato e Juazeiro do Norte deram início a um novo método de realização, graças à tecnologia. Através de videoconferências, os trabalhos já começaram no 2º Juizado Especial da Comarca, unidade em que, somente para o mês de maio, foram agendadas 110 audiências.

A juíza Samara Almeida, titular do 2º Juizado, contou que ela, juntamente com membros da coordenação dos juizados, pensava em técnicas e ferramentas que aprimorassem o sistema dos juizados. Com a pandemia, tudo foi agilizado. Com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o sistema utilizado é o Webex. No processo, foi apresentada lei permitindo que, nos juizados especiais, a conciliação acontecesse de forma virtual. Logo em seguida, também houve a regulamentação do próprio Tribunal de Justiça e uma regulamentação do CNJ.

Conforme explicou Wiberlanny Oliveira, advogada de Direito Civil, nos processos civis, geralmente as audiências ocorrem em três etapas ou, pelo menos, em três audiências distintas: audiência de conciliação, na qual objetiva-se as partes chegarem a um acordo; caso isso não aconteça, haverá uma audiência de instrução, onde são ouvidas as partes e testemunhas para convencimento do juiz a respeito daquilo que se pede; e existe a audiência de julgamento, onde se encerra o processo, pelo menos na primeira instância.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ