Jornal do Cariri
Juazeiro assegura tratamento de crianças após saída de consórcio
Juazeiro tem fila de 130 crianças à espera por atendimentos
Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Robson Roque
20/02/24 8:00

A Prefeitura de Juazeiro do Norte garantiu a continuidade de serviços especializados para crianças com transtornos mentais ou deficiência física. Os atendimentos eram ofertados em equipamentos de saúde mantidos por seis municípios do Cariri e o Estado do Ceará: a Policlínica João Pereira dos Santos e os centros de Especialidades Odontológicas e de Reabilitação.

No começo do ano, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) informou à população que Juazeiro deixaria o consórcio, sob a justificativa de desperdício de dinheiro público. Com a decisão, a gestão pretende ofertar os mesmos serviços em clínicas localizadas no próprio município. A intenção mobilizou a classe política e tem sido alvo de debates desde que a Câmara Municipal retomou do recesso, este mês. 

A secretária municipal de Saúde, Andreia Landim, assegurou que 83 crianças “serão automaticamente transferidas” para o Centro de Avaliação Neuropsicologia, Psicodiagnóstico e Medicina (Canpimed), “para que deem continuidade ao seu tratamento multidisciplinar deste serviço”. 

A gestora revela o total de 130 crianças cadastradas à espera de atendimentos. “Com a contratação dessas novas empresas, vamos conseguir reduzir a quantidade de crianças da fila de espera”, garante Andreia Landim. Segundo detalha, “cada clínica vai gerar uma média de 200 atendimentos”. 

Na quarta-feira (14), ela se reuniu com mães da Comissão de Crianças Atípicas de Juazeiro do Norte. “Era uma reivindicação que tínhamos. Nos deu uma luz e, agora, é esperar o resultado”, afirma Francisca Gomes, ativista pelos direitos de crianças com alguma necessidade especial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ