Juazeirense volta ao Brasil após terremoto na Turquia
Tragédia matou mais de 50 mil pessoas
Foto: Arquivo pessoal
Natália Alves
28/02/23 12:00

Após 8 anos morando no Oriente Médio, Aminah Naham, enfermeira que prestava serviços humanitários na Turquia, retornou a sua cidade natal, Juazeiro do Norte. Ela e o marido, Fahd Alawaj, perderam a casa e todos os pertences no terremoto que matou mais de 50 mil pessoas na Turquia e na Síria. Aminah e Fahd agora residem em Missão Velha, em busca de ajuda e solidariedade para reconstruir suas vidas.

A enfermeira já havia morado na Síria, onde conheceu o marido. Com medo da guerra que assolava o país, eles viajaram para a Turquia há 4 anos atrás, onde ela continuou a realizar trabalhos humanitários em campos de deslocados, convivendo com refugiados diariamente. “Meu dia a dia era igual ao deles, a mesma alimentação, orações, diversão e dores, enfrentando na pele o preconceito e xenofobia, pois todos pensavam que era uma mulher Síria e que estava na Turquia como refugiada. Muitos não acreditavam que eu era brasileira”, relata Aminah.

O casal estava acordando no momento do terremoto, quando sentiram o primeiro tremor, com 7,8 graus de magnitude. Aminah relata que as pessoas buscavam formas de abrigar os familiares, e após saírem para fora do prédio em que moravam, tudo desabou. O casal agradece a recepção da população Caririense, e pede ajuda para reconstruírem o que perderam na tragédia. “A equipe da assistência social de Missão Velha comprovou nossa vulnerabilidade, e qualquer ajuda será bem-vinda. Durante toda nossa vida ajudamos pessoas, agora somos nós que precisamos”, afirma Aminah Naham. Para ajudar, entrar em contato com Aminah Naham, pelo telefone (88) 9 96199269.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ