Jornal do Cariri
Investigação de rachadinha em Salitre indicia 10
09/05/23 0:00

A investigação sobre rachadinha na gestão do prefeito Dodó de Neoclides, em Salitre, deu o esperado: 10 indiciados e a possibilidade de prisão. Claro, tudo no âmbito do inquérito que indiciou envolvidos, vale salientar, na sua maioria familiares do prefeito. A investigação, feita através da “Operação Dimidium”, foi motivada por vazamento de áudio do irmão do prefeito, conhecido como Denival Filho, então chefe do Departamento Pessoal da Prefeitura. Nos áudios, Denival detalha como eram feitas as arrecadações e a divisão do dinheiro. Ele assume a prática de um esquema que passava por contratações com salários exorbitantes. O grupo deve responder por crime de peculato, associação criminosa e, na teoria da lei, prisão por até 15 anos. Apesar da constatação do crime e o envolvimento direto de familiares, o prefeito Dodó está tranquilo. Não é citado diretamente e nem corre risco de ser cassado. A Câmara está em silêncio sobre o assunto. Os vereadores estão mais atentos a crise que coloca em xeque a legitimidade da eleição para a Mesa Diretora.

Disputa para vice em Brejo Santo já começou

O grupo da prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim (PDT), está em disputa. Apesar de não existir racha, os secretários de Esporte, Sergio Rufino, e da Cultura, David Júnior, disputam a vaga de vice para as eleições de 2024. Gislaine, naturalmente, deve ser candidata à reeleição, mas seu vice, Bosco Sampaio, está no segundo mandato e não poderá compor a chapa e já disse que deve abandonar a política. A saída de Bosco do cenário político abre espaço, inclusive, na cabeça da chapa majoritária, numa possível sucessão de Gislaine. A disputa está intensa e promete ter novos nomes, principalmente vindo da Câmara. No Legislativo, a base deve cobrar a conta pelo apoio e fidelidade à gestão.

Câmara de Tarrafas desrespeita Tribunal de Contas

A Câmara de Tarrafas aprovou, em sessão no dia 04, por seis votos a três, as contas do prefeito Taiano Martins de 2017. Os dois terços foram o necessário para o prefeito continuar ficha limpa e elegível. As contas foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE), entre outros, por desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, ao contratar além do permitido. Não bastasse derrubar o parecer do TCE, os vereadores fizeram pouco da avaliação técnica. Citaram outros gestores, como a ex-prefeito Girleuda, que teve as contas aprovadas contra o parecer do TCE e garantiram que os vereadores é que sabem a realidade do Município, não o TCE. Além de derrubar o parecer, foram desrespeitosos.

Em Abaiara, vereador faz Nota de Repúdio ao prefeito

A crise entre os poderes de Abaiara parece não ter fim. Depois do áudio do prefeito Afonso Tavares, pedindo prestação de contas da Câmara e atacando o vice-presidente da Casa, Ricardo Leite, veio uma resposta. Em Nota de Repúdio, Ricardo reafirmou os valores que entraram na Prefeitura e os problemas enfrentados pelas comunidades. Disse que jamais recebeu benefício ilícito do prefeito e que vai continuar fiscalizando. O vereador aprofundou as denúncias afirmando, entre outros, que pessoas estão sendo enterradas em “covas rasas” por falta de coveiros no cemitério público. No seu áudio Afonso diz que homem fala cara a cara. Na sessão da Câmara, Ricardo convocou o prefeito para se explicar. E agora, Afonso vai?

Enquanto isso...

Em Altaneira, o vereador Júnior do Povo (PT) tem se garantido como melhor amigo do prefeito Dariomar Rodrigues (PT). É o comentário depois da informação de que teria ganho uma assessoria na Secretaria de Saúde.

Júnior do Povo é vereador e, portanto, não poderia assumir qualquer outro cargo público na gestão do amigo Dariomar. O acúmulo de função pública é proibido pela constituição. Mas, claro, em Altaneira é diferente.

Em Mauriti, o vereador Rogério do Caldeirão (PDT) perdeu a paciência com os deputados votados no Município. Na sessão do dia 5, sexta-feira, Rogério pediu o empenho dos 12 colegas de Câmara para ir a Fortaleza.

Rogério propôs uma articulação conjunta para uma audiência pública na capital, onde será solicitada uma UTI Móvel para o Município. Já foram feitos vários pedidos, mas a carência continua e pessoas estão morrendo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ