Jornal do Cariri
Índice de óbitos entre jovens ultrapassa mortes de idosos
Últimos dois meses registraram aumento de mortes entre jovens
Foto: Carlos Gibaja - Gov. Do Ceará
Robson Roque
03/08/21 15:30

Menos idosos estão morrendo por covid-19, enquanto pessoas mais jovens se tornaram as principais vítimas da pandemia na macrorregião de Saúde do Cariri. Os óbitos, por sinal, estão em queda: desde março, a região não registrava menos de 100 óbitos em um mês.

Além do mais importante, que é a dor das famílias que viram entes queridos partir, os dados do Cariri - fornecidos pela plataforma IntegraSUS do Governo do Ceará - indicam uma mudança de cenário da pandemia, com mais mortes de pessoas jovens em comparação às de 60 anos.

As 41 mortes por covid-19 no Cariri, entre pessoas com idade superior aos 60 anos, em julho, é a menor na comparação com os demais meses de 2021. Os registros de vidas perdidas nessa faixa etária vêm reduzindo a cada mês desde abril.

No caminho inverso, os meses de junho e julho contabilizaram, pela primeira vez no ano, mortalidade maior de pessoas com idade abaixo de 60 anos, em paralelo com os idosos. Em junho, 197 pessoas, entre zero a 59 anos, morreram em decorrência da covid-19, enquanto 132, com idade superior a 60, perderam as vidas. Já em julho, foram 52 mortes abaixo de 60 anos e outras 41 acima desta idade.

A alteração do padrão da pandemia até então, quando morriam mais idosos do que jovens, deve-se a fatores como a vacinação das pessoas acima de 60 anos, primeiros a serem imunizados em ordem decrescente de idade.

Leia a matéria completa na edição do Jornal do Cariri desta semana, clicando aqui (arquivo em PDF)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ