ICMBio terá 40 brigadistas para atuar contra incêndios
Cerca de 40 brigadistas atuarão neste segundo semestre contra queimadas.
Foto: Divulgação ICMBio
Joaquim Júnior
11/08/20 19:15

Com a proximidade dos meses mais quentes do ano, o combate às queimadas é intensificado na região do Cariri. No ano passado, cerca de 12 incêndios abaixo de dez hectares foram registrados na Floresta Nacional do Araripe. Além de focos menores, que apresentam dificuldade para serem notificados - por falta de pessoal, um de maior proporção também foi registrado, atingindo uma área de aproximadamente 2.300 hectares. No início de 2020, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou processo seletivo de contratação de brigadistas. Para este segundo semestre de 2020, cerca de 40 pessoas integrarão as equipes que se distribuirão em áreas de conservação.

De acordo com Carlos Pinheiro, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio, ainda no início do ano, houve processo seletivo de contratação de brigadistas. Conforme explicou, desde maio de 2020, quando o NGI Araripe foi criado, equipes de quatro Unidades de Conservação foram unificadas: Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, Estação Ecológica de Aiuaba, Floresta Nacional do Araripe – Apodi e Floresta Nacional de Negreiros. Juntas, elas abrangem área superior a um milhão de hectares de área protegidas, localizadas nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Dessa forma, três brigadas foram formadas: na Floresta Nacional do Araripe – Apodi, com 20 brigadistas; Floresta Nacional de Negreiros, com 10 brigadistas; e na Estação Ecológica de Aiuaba, com 10 brigadistas.

Mais detalhes na edição semanal do Jornal do Cariri. Baixe no botão IMPRESSO, na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ