IACC lança Campanha Setembro Dourado
Este ano, campanha será ampliada através das redes sociais.
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
01/09/20 16:29

Entre 1º e 31 de setembro, acontece a campanha Setembro Dourado, que conscientiza sobre o câncer infantojuvenil e alerta para os sintomas da doença. No Cariri, o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) amplia o debate sobre a importância do diagnóstico precoce para uma boa evolução do tratamento. Atualmente, 49 crianças e adolescentes são acompanhadas pela instituição. Devido à pandemia de covid-19, as ações se limitarão às redes sociais e outras divulgações, a fim de propagar o conhecimento sobre o tema.

A gerente de marketing do IACC, Carmem Souza, destaca que é de suma importância o engajamento das pessoas, através do voluntariado virtual. “Diversos materiais serão lançados nas redes sociais, inclusive um filtro da campanha”, explica. Ela lembra que as doações ajudam a manter as atividades de diagnóstico precoce, como o ambulatório de diagnóstico precoce, que realiza exames e consultas gratuitas, e a plataforma Amigos da Cura, ferramenta de acompanhamento dos casos, voltada para profissionais da saúde.

Como apresenta, é muito comum encontrar casos de crianças que, ao serem vistas por profissionais de saúde, tenham dificuldade até chegar ao diagnóstico correto. “Um deles, o Davi, da zona rural de Missão Velha, foi o caso que motivou a instituição a trabalhar o diagnóstico precoce. Aos 12 anos, o Davi, que tinha leucemia, foi diagnosticado com febre reumática fazendo tratamento por dois anos para a doença. Quando, enfim, foi diagnosticada a leucemia, o caso já estava muito avançado e, apesar de ainda fazer alguns meses de tratamento, ele não resistiu e veio a óbito”, conta.

Neste momento de pandemia, Carmem conta que a saúde em geral enfrenta crises, inclusive para fazer atendimento nos postos de saúde das cidades, detectar sinais suspeitos e encaminhar casos para investigação. “O número de casos de câncer infantil também aumentou em relação aos anos passados”, enfatiza. Assim, o IACC busca intensificar o trabalho junto às secretarias para aumentar a capacidade de custeio de exames, para receber um número maior de crianças semanalmente.

*Mais detalhes na edição semanal do Jornal do Cariri. Para baixar o PDF, clique no botão IMPRESSO da barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ