Jornal do Cariri
HRC estuda implantar setor de Oncologia e construir heliponto
Equipamento de saúde atende pacientes de 40 municípios do Cariri
Foto: Joanderson Roque/ Jornal do Cariri
Joaquim Júnior
19/09/23 13:00

O Hospital Regional do Cariri deve passar por mudanças nos próximos meses. É o que informou a direção do equipamento de saúde, que atende pacientes de 40 municípios do Cariri e circunvizinhos. Entre os novos investimentos, estão a instalação de um setor de oncologia, que deve facilitar o tratamento de pacientes oncológicos na região e tende a “desafogar” e complementar os serviços oferecidos no município de Barbalha; e a construção de um heliponto próximo ao equipamento de saúde, para pouso do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com foco em agilizar o atendimento a pacientes em estado grave.

De acordo com Giovanni Sampaio, diretor do HRC, cerca de 40% dos atuais atendimentos no hospital poderiam ser prestados por equipamentos de saúde de outros municípios, que encaminham para o Regional. Como destacou, se cada um se comprometer em fazer o que lhes cabe, o HRC conseguirá implementar a ala de Oncologia e ofertar os serviços necessários. “Com todos se ajudando mutuamente, nós vamos melhorar tanto os nossos como os outros”, afirmou, ao citar que haverá também esforços na busca em agilizar cirurgias.

“Fizemos uma cirurgia de praticamente 11h, uma gastrectomia total, e o paciente está internado, se recuperando muito bem, mostrando que nosso hospital é capaz de fazer. Estamos prontos para receber o serviço”, pontou, ao dizer que, à medida que a demanda for cumprida pelos outros equipamentos de saúde, haverá leitos para a alta complexidade.

Além do serviço de oncologia, as novas medidas anunciadas pelo diretor incluem: aquisição de uma nova ressonância magnética; diálogo com a Secretaria da Saúde do Ceará para uma sala de hemodinâmica, para cuidados de pacientes com AVC hemorrágico; negociações para a oferta na realização de cirurgia do fêmur; revisão de contratos com servidores para redução de custos; gestões de até quatro anos para a diretoria; e maior abertura do equipamento para a imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ