Jornal do Cariri
Hemoce inclui homossexuais entre doadores de sangue
Supremo Tribunal Federal extinguiu restrições à doação de sangue por homens homossexuais no dia 08 de maio de 2020.
Medida entrou em vigor nos Hemoces na quarta-feira (10). Foto: Marcos Studart
Joaquim Júnior
11/06/20 8:00

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passou a adequar protocolo para doação de sangue nas unidades da capital e do interior - que inclui unidades do Hemoce existentes na região do Cariri. A medida atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e recomendação do Ministério Público do Ceará. Com isso, a doação de sangue de homens que se relacionam sexualmente com outros homens está permitida desde a quarta-feira (10).

As restrições à doação de sangue por homens homossexuais foram extintas pelo STF no dia 08 de maio de 2020. Até então, um critério orientava que homens que tivessem relações com outros homens em período de até doze meses antes da coleta fossem proibidos de realizar a doação. Agora, todos os hemocentros do país devem fazer a mudança. O Hemoce excluiu do questionário de triagem clínica a pergunta em questão. O interessado em fazer a doação será submetido à triagem clínica habitual, devendo ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

“Desde a votação do Supremo Tribunal Federal, o Hemoce vinha se organizando internamente para ajustar seu processo de seleção de doadores, inclusive em contato com os principais órgãos responsáveis pelos critérios da doação de sangue, como Ministério da Saúde e a Anvisa, para atender o cumprimento da decisão”, explica Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce. A mudança do protocolo é respaldada pela Coordenadoria da Vigilância Sanitária Estadual e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Hemoce é um dos primeiros a implementar a mudança.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ