Jornal do Cariri
Governador Elmano reage ao preconceito contra Nordeste
08/08/23 0:00

O Brasil assistiu atônito às declarações preconceituosas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, contra o povo do Norte e Nordeste. Zema é desonesto, ao comparar o povo nordestino como uma “vaquinha” que pouco trabalha, e mesmo assim exige atenção. A declaração completa de Zema foi a seguinte, em entrevista ao jornal Estadão: “ Se der tratamento bom somente às vaquinhas que produzem pouco e deixar de lado as que estão produzindo muito, as que produzem muito vão começar a reclamar do tratamento”. Inconcebível essa agressão a todos que nasceram no Cariri e Nordeste. A reação do governador Elmano de Freitas foi dura na defesa de nossa gente: “Eu avalio (a declaração) como um profundo desconhecimento do que é o Nordeste e de um preconceito que eu imaginava superado, ainda mais vindo de um governador de um estado tão importante do Brasil, tão querido para nós, nordestinos. Minas Gerais tem uma parte que participa do semiárido brasileiro e eu esperava do governador de Minas Gerais um pouco mais de visão nacional". Esse discurso de Romeu Zema enterrou suas pretensões eleitorais de 2026, quando planejava ser candidato ao Planalto. Será na verdade, com essa virulência descabida ao Norte e Nordeste, um cabo eleitoral da reeleição de Lula.

Eduardo Girão fica a favor das agressões de Zema

O senador Eduardo Girão é o terceiro senador cearense. Os outros dois são hoje Cid Gomes e Augusta Brito. Enquanto Cid e Augusta repudiam a violência do governador Romeu Zema contra o povo nordestino, o outro senador, Eduardo Girão, reafirma os ataques sofridos por nossa gente. Defende o preconceito, tão caro ao povo do Cariri e Ceará. Leiam a declaração de Girão na defesa de Zema, o político mineiro que não honra a história de Minas Gerais: “ ATAQUES AO ZEMA: MEDO E INVEJA DOS QUE SÓ VISAM O PODER PELO PODER! Como nordestino, que vejo nossa região como uma força motriz do Brasil, sinto tal reação dos governistas a fala do líder mineiro com a desproporcionalidade típica de um vitimismo com fins eleitorais...Eles § suportam a gestão eficaz a partir de um político humilde, que respeita o dinheiro do pagador de impostos e que entrega resultados a população; dentre inúmeros feitos do Governador Zema, em apenas quatro anos, já foram gerados mais de 740.000 empregos para seu povo, mesmo com a pandemia no meio!” É triste ler uma defesa tão sem nexo e descabida de razão, de uma baixaria dita por um governador contra o nosso povo.

Eduardo Girão desiste da reeleição e quer ser prefeito

Aliado do governador xenófobo Romeu Zema, ambos são do partido Novo, Eduardo Girão só falta anunciar que só exercerá um mandato de senador. Não concorrerá à reeleição. Seu objetivo eleitoral está definido: quer ser prefeito de Fortaleza em 2024, e eleito, almeja ser governador em 2030. Sonhos grandes. Contudo, sua posição a favor de Zema dificulta o que já não é fácil; vencer às eleições em Fortaleza. Também quer participar do processo eleitoral no Cariri, apoiando candidatos. Quem ficar perto dele, assume o desgaste. E não é à toa. Eduardo Girão foi enfático no apoio à Zema: “Ele colocou ordem num Estado completamente devastado pelo PT... Enquanto isso, os governadores do Nordeste envergonharam a Nação, deixando sucumbir conterrâneos numa compra fraudulenta de 300 respiradores superfaturados que nunca chegaram, onde foram desviados R$ 49 milhões! Esse escândalo ficou conhecido como "calote da maconha" executado via Consórcio NE, um mini-Foro de São Paulo contaminado pela ideologia e fisiologismo. O sucesso incomoda muita gente e até os nordestinos perceberam a intenção dos fomentadores da desunião e saíram em defesa de Zema durante todo dia. A Verdade sempre triunfa!” Senador Eduardo Girão, o senhor bem que tentou mas não conseguiu convencer. Romeu Zema foi preconceituoso com o povo do Norte e Nordeste.

Glêdson abre discussão com Cid sobre sucessão

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, confirmou as expectativas e procurou o senador Cid Gomes. Os dois estiveram reunidos no dia 1º, em Brasília, onde trataram de gestão e sucessão de Juazeiro do Norte. Oficialmente, Cid se comprometeu com uma emenda de R$ 1 milhão e não comentou a discussão política. Cid tem o comando do Podemos no Ceará, com Glêdson na vice-presidência estadual. Os dois vêm mantendo contato por telefone e a conversa pessoalmente pode ter aberto uma possibilidade de aliança para o futuro. De imediato, o encontro gerou várias especulações nas redes sociais em Juazeiro. No grupo de WhatsApp das lideranças ligadas ao ex-prefeito Arnon Bezerra, a reação foi imediata. Entre as muitas avaliações, houve quem pedisse que o ex-prefeito pensasse em deixar o PDT. Há um temor que aconteça com Arnon o mesmo que aconteceu com Gilmar Bender, em 2020, que perdeu a legenda e não pode ser candidato.

Giovanni assume direção dos Republicanos

Mais pré-candidato do que nunca, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, assumiu o comando do Republicanos e reafirmou seu nome como uma opção com densidade eleitoral na disputa para 2024. A articulação é do ministro da Educação, Camilo Santana, que tenta fortalecer nomes da sua base para as eleições em Juazeiro. Giovanni apontou o articulador Wilton Almeida para assumir a direção da sigla com a missão de atrair lideranças para o seu projeto político. Muito relacionado com a administração municipal, Giovanni evitou fazer críticas ao prefeito Glêdson Bezerra, e disse que ainda acredita na possibilidade de estarem no mesmo palanque. Giovanni vai para um partido da base, dirigido pelo pré-candidato ao Senado, Chiquinho Feitosa. Giovanni avaliou que não seria interessante uma discussão com o PT de Juazeiro, sobre sua filiação ao partido. O desejo de Giovanni é ser candidato. Mas, apoia um petista, caso seja o nome lançado em Juazeiro pelo ministro Camilo.

Vereador Lucas Brasil não disputa mais a reeleição

Decepcionado com o Legislativo municipal, o vereador cratense Lucas Brasil anunciou que não será mais candidato à reeleição em 2024. Apesar da mudança de rumo, Lucas fica filiado ao PCdoB, portanto, dentro da federação comandada pelo PT e que tem, ainda, o PV. Lucas descarta também uma candidatura a prefeito. Garante estar na disputa de 2026 para deputado. Não sabe se a estadual ou federal. Isso dependerá da decisão do tio, o prefeito Zé Ailton Brasil, que examina ainda sua candidatura ao Legislativo, depois de deixar a Prefeitura do Crato. A decisão seria parte de um acordo entre Lucas, Roberto Brasil, e o prefeito Zé Ailton. No acordo, apesar de Zé Ailton não confirmar, estaria a retirada do nome de Rondinele Brasil do páreo para 2024. Com isso, ganha espaço a candidatura do vice-prefeito André Barreto e da secretária de Educação, Eliane Estrela. Pedro Lobo e Florisval Coriolano correm por fora. Só que o prefeito Zé Ailton não fala nada. É tudo especulação.

Disse me disse…

No Crato, o suplente de vereador Jales Veloso vai assumir uma cadeira da Câmara. Jales assume no lugar de Gabriel Figueiredo, licenciado.

Gabriel se afastou por 180 dias, mas a informação é que o vereador provavelmente não retornará mais. É outro que não disputará reeleição.

Eunício Oliveira esteve reunido com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Tratou dos projetos de linha de crédito para agricultores e pequenos empresários. Essa linha de financiamento pode ser aberta tanto na Caixa Econômica quanto no BNB.

Sobre política, Eunício abriu negociações ainda que em fase inicial, sobre as alianças entre PT e MDB no Ceará.

É desejo do deputado Eunício que o presidente Lula considere a possibilidade de apoiar à candidatura de David de Raimundão para Prefeitura de Juazeiro.

Desculpe a ignorância, o governador Romeu Zema acha que tem chances eleitorais de chegar ao Planalto, ao comparar o povo nordestino a “vaquinhas”?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ