Governador Elmano adia anúncio do seu secretariado
20/12/22 0:00

A dificuldade de Lula nomear seu ministério, após o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, exigir o ministério da Saúde e cargos com protagonismo no novo Governo atrasou a divulgação do secretariado do governador Elmano de Freitas. Senador Camilo Santana negociou com Lula a entrega de 02 ministérios para o Ceará: Educação e Integração Regional ou Cidades. Com a gula de Lira/Centrão, Lula teve de rearrumar a montagem de seu ministério. Camilo queria que governadora Izolda Cela fosse para Educação e o outro ministério seria dele. Lula lamentou, mas explicou a Camilo e a Elmano que o Ceará teria de ajudá-lo. Ficaria com umMinistério: o poderoso MEC. Mas, Lula deu outra notícia desagradável a Camilo e Elmano: o PT de São Paulo vetava o nome de Izolda para ministra. Camilo disse que só poderia assumir o cargo com aval de Izolda. Retornou ao Ceará e a consultou. Izolda assentiu e aceitou assumir a importante secretaria nacional de Educação Básica. Camilo voltou em Lula e topou ser ministro. Entretanto, quis uma recompensa. E ganhou: a presidência do Banco do Nordeste do Brasil(BNB). O escolhido para presidir o BNB foi o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins.

Guimarães entrega Camilo e crava posição no governo

 
Camilo Santana foi um dos mais disputados na saída da cerimônia de diplomação no TRE, em Fortaleza, na sexta (16). Todos os jornalistas repetiam a mesma pergunta: qual será sua participação no governo Lula? Disposto a não revelar e antecipar o ministério que deve ocupar, Camilo repetiu por várias vezes que o momento era da diplomação. O esforço de Camilo foi em vão. Na sequência, veio o deputado José Guimarães, revelando tudo e sem arrodeio cravou: Camilo será o ministro da Educação, e a governadora Izolda vai ficar com a secretaria nacional de Educação Básica. Guimarães disse, ainda, que assumirá a articulação política, na liderança do Governo Lula. Guimarães não guarda mais segredo com seus aliados sobre sua candidatura ao Senado em 2026. O caminho é longo.Protagonismo do Cariri na luta contra a Enel

A dupla Fernando Santana e Guilherme Landim deu uma grande demonstração de compromisso com as demandas dos cearenses, à frente dos trabalhos da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que avaliou a atuação da Enel no Estado. Presidente e relator, os dois deputados caririenses foram firmes ao defender que o relatório produzido pedisse o fim do contrato de concessão da empresa com o Estado do Ceará. A coragem de brigar com uma empresa do tamanho da Enel é o que se espera da Assembleia Legislativa ao instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar as investigações sobre a qualidade dos serviços da Enel, já iniciada pela Comissão Especial. O relatório com várias denúncias do péssimo serviço ofertado pela ENEL ao povo cearense está sendo encaminhado ao Ministério Público, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, bancada federal e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
Presidência do Consórcio de Saúde do Cariri é de Granjeiro


Surpresa na eleição para a presidência do Consórcio de Saúde do Cariri. O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino, desbancou nomes como os prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e de Barbalha, Guilherme Saraiva, esse candidato à reeleição. Clementino jogou bem, ao articular diretamente com o Governo do Estado, que tem 11 dos 17 votos que decidem. O resultado é que o prefeito do menor município da região teve nove votos dos representantes do Governo e o voto de outros dois prefeitos: Jardim e Missão Velha. Ao todo, Glêdson teve quatro votos e Guilherme outros dois. A explicação sobre sucesso do prefeito Chico Clementino é que ele se aproveitou da divisão do Governo do Estado na votação, se apresentando com dois candidatos. Chico Clementino, então disse que como não havia união, também seria candidato. Como o critério de ter os votos da Secretaria de Saúde é o desempenho da mortalidade infantil, Granjeiro levou a melhor: é zero a sua taxa de mortalidade. No confronto entre Juazeiro e Barbalha, deu Granjeiro.


Eunicio quer apoio de Lula para ser candidato

De volta à Câmara Federal, Deputado Eunicio Oliveira tenta ser candidato à presidência, tendo como missão quase impossível derrotar o atual presidente Arthur Lira. Entretanto, Eunício só se lança nessa difícil disputa eleitoral com o apoio público de Lula. E essa declaração não está fácil de ser conseguida. Lula prefere apoiar à reeleição do presidente Arthur Lira, evitando se confrontar com o Centrão. Alega não querer incorrer no mesmo erro da então presidente Dilma, que enfrentou e perdeu às eleições para o deputado Eduardo Cunha. A derrota de Dilma custou o seu mandato, pois Cunha nunca a perdoou e articulou com sucesso o seu impeachment. Lula não quer repetir essa história.

Eunício anda furioso com apoio de Guimarães a Lira

Ciente da força do presidente Arthur Lira dentro da Câmara Federal, o futuro líder do Governo Lula, deputado cearense José Guimarães, tem endossado a decisão do presidente eleito de não ir para o confronto contra Lira. Eunício queria que Guimarães o apoiasse. Mas, essa possibilidade não existe. Guimarães justifica seu apoio à reeleição de Lira, por avaliar que sua candidatura à um novo mandato está consolidada. Eunício discorda. Num jantar com a cúpula do MDB, em sua casa, no último dia 14, com a presença dos senadores Renan Calheiros, Eduardo Braga, Jader Barbalho e Simone Tebet, além do presidente nacional, Baleia Rossi, ficou acertado que o partido cobrará de Lula uma atitude, não aceitando que o presidente da República, o seu Governo e o MDB fiquem a reboque dos caprichos do presidente Arthur Lira. Apesar da tensão com MDB,Lula não quer briga com Lira.


Disse me disse…

Está tendo um impasse sobre quem assumirá o lugar de Camilo Santana no Senado Federal.

Escolhida para a secretaria de Relações Institucionais, a 1ª suplente de Camilo, Augusta Brito, prefere ser senadora.Já Camilo defende que Augusta continue no Ceará auxiliando o governador Elmano de Freitas.

Se prevalecer a vontade de Camilo, quem o substituirá no Senado, enquanto for ministro da Educação, será sua 2ª suplente, Janaína Farias.

O vereador cratense, Marconde da Vila (MDB), está prestes a perder o mandato. Marconde já perdeu em todas as instâncias e recorreu ao STJ.

A Câmara espera pelo trânsito em julgado e já prepara a posse do vereador Celso dos Frangos, primeiro suplente do MDB. O clima é de despedida.

Desculpe a ignorância, até quando a ENEL fará o povo cearense de bobo?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ