Jornal do Cariri
Governador convoca órgãos para discutir onda de calor
Prefeitos deverão se engajar para amenizar crise climática
Foto: Carlos Gibaja e Hiane Braun - Gov. do Ceará
Robson Roque
05/12/23 8:30

A onda de calor enfrentada pelos caririenses deve persistir até abril de 2024, em decorrência do El Niño. O evento climático ocorre periodicamente, mas de forma irregular, com intervalos entre dois e sete anos. Iniciado em meados de junho, impacta diretamente a temperatura global, sobretudo no ano seguinte à sua ocorrência. A informação, estimada por órgãos como a Organização Meteorológica Mundial, antecipa que o próximo ano será ainda mais quente do que o atual. 

Diante das perspectivas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), convocou dirigentes de órgãos e secretarias estaduais para discutir o assunto. No encontro, realizado na semana passada, o governador reconheceu que “o cenário para 2024 será desafiador”. 

Elmano determinou aos técnicos de órgãos como a Funceme e as secretarias de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos a detalhar um conjunto de ações e obras prioritárias para lidar com a situação.  “Saímos na frente e poderemos nos planejar, o que é fundamental. Desta maneira, buscamos diminuir as dificuldades previstas para o próximo ano”, avaliou.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, argumentou que “o quadro que se apresenta é preocupante. Enfatiza, ainda, a necessidade de engajar as prefeituras no planejamento. “Queremos intensificar os encontros dos grupos de discussão da seca e engajar maior suporte, trazendo também as prefeituras e os municípios como aliados dessa preocupação, analisando onde há maior necessidade e prevendo os problemas”, disse Eduardo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ