Jornal do Cariri
Glêdson lança chapa Capitão Wagner-Camilo
30/08/22 0:00

Surgiu no Cariri, graças ao apoio do maior prefeito da região, Glêdson Bezerra, de Juazeiro do Norte, uma inusitada aliança eleitoral: Capitão Wagner para governador e Camilo Santana senador. Ambos sabem dessa chapa escolhida pelo prefeito Glêdson e não se manifestam, pois não há acordo entre eles. Camilo trabalha firmemente para primeiro colocar Elmano Freitas, seu candidato e de Lula, no segundo turno. Chegando lá, já eleito para o Senado Federal, acredita que receberá o apoio do PDT e do seu candidato ao Abolição, Roberto Cláudio, como declarou nesta segunda (29), em entrevista em Fortaleza. Roberto Cláudio crê que será ele que irá ao segundo turno. Capitão está satisfeito com o apoio e a dedicação do prefeito Glêdson em elegê-lo governador. Durante a caminhada pelas ruas de Juazeiro no sábado (27), e domingo (28), Capitão sentiu a força de sua candidatura, ao lado do prefeito Glêdson. Ficaram empolgados. Não continham a satisfação pelo aplauso que ganharam da população. Pouca rejeição. “Há um sentimento de mudança no Ceará”, garantiu Capitão Wagner, em diversos pronunciamentos. O povo cearense quer um novo momento, sem violência, com mais empregos e novas caras no Abolição. Capitão Wagner e o prefeito Glêdson estão confiantes no desempenho eleitoral da candidatura de oposição aos FG e ao PT, em Juazeiro e também no Cariri.


Roberto Cláudio fecha apoio da Câmara de Juazeiro

O candidato de Ciro Gomes ao governo do Ceará, o pedetista Roberto Cláudio, encontrou a única alternativa de apoio disponível em Juazeiro do Norte: a Câmara de Vereadores. Roberto Cláudio esperava uma maior dedicação por parte do ex-prefeito Arnon Bezerra, o que não aconteceu. Arnon está muito ocupado com sua própria campanha. Durante a passagem por Juazeiro, na sexta-feira (26), Roberto Cláudio sentou e fechou apoio de 13 dos 21 vereadores juazeirenses. A articulação foi feita pelo vereador Beto Primo, que fez questão de deixar de fora nomes como Darlan Lobo, Capitão Vieira e Janu. O grupo promete comandar a campanha, só não decidiu quem coordenará as ações. Nenhum dos 13 nomes de vereadores foi aceito pelos próprios colegas e agora terão que decidir sobre um comando externo. Sobre a forte presença de Camilo Santana em todo o Cariri, a campanha de Roberto Cláudio ainda não começou para valer em Juazeiro. Esse desempenho de RC no principal colégio do Cariri tem preocupado a coordenação estadual do PDT. A ordem é colocar gente na rua para fazer frente a dobradinha Elmano governador e Camilo senador.

Giovanni constrangido em encontro com RC

 Pressionado entre Domingos Filho e Camilo Santana, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte e candidato a deputado federal, Giovanni Sampaio, anda nervoso. Giovanni prometeu uma decisão até sexta-feira, mas não pode fazer o anúncio sobre seu destino político. Até tentou conversar com Domingos Filho. Poderia até anunciar a sua desistência, entretanto foi surpreendido pela presença de Roberto Cláudio, candidato ao governo pelo PDT. O encontro, em um restaurante de Juazeiro do Norte, quase acaba em confusão. Por educação, registre-se, Giovanni cumprimentou Roberto Cláudio. Essa cena foi fotografada. Esse registro revoltou Giovanni, que não perdoou a atitude do gesto do candidato a deputado federal Carlos Macedo. Giovanni chegou a sequestrar o telefone de Carlos Macedo. Só o devolveu, depois que apagou as fotos. Foi necessário recorrer às câmeras de segurança para saber quem tinha pego o telefone. Devolvido, após fotos apagadas.
 
Giovanni no meio da briga de Domingos e Camilo

Fiel a Camilo Santana, Giovanni Sampaio ficou perto de anunciar a desistência da disputa de deputado federal. Camilo queria Giovanni fora para enfraquecer a chapa do PSD de Domingos Filho, que por outro lado, cobrou o compromisso dele continuar candidato. Domingos Filho garantiu a Giovanni que não será cobrada a infidelidade partidária em caso de material conjunto com Camilo, já que Giovanni tentou justificar a desistência nessa tese. Agora, resta saber se Camilo vai redistribuir os colégios eleitorais de Giovanni para fortalecer a sua base. Giovanni avalia os estragos da continuidade de sua candidatura. Precisava ser fiel a Camilo, mas sabia que uma desistência colocaria fim a qualquer possibilidade de política eleitoral no futuro. Estava entre a cruz e a espada.
 

Capitão aumenta pressão pela desistência

O candidato do União Brasil ao Abolição, Capitão Wagner, aproveitou sua passagem por Juazeiro do Norte, no sábado, para aumentar a pressão pela desistência de Giovanni Sampaio. No palanque, depois de uma caminhada bem concorrida, Wagner puxou a mãe do prefeito Glêdson Bezerra, a ex-vereadora Elizabeth Oliveira, e disse que queria vê-la candidata a federal pelo partido Republicanos. Wagner disse que respeitava a candidatura de Giovanni, mas que sonhava em pedir votos para Elizabeth. Claro, Wagner estava de olho nos votos de Juazeiro para fortalecer sua candidatura e garantiu que a candidatura de Elizabeth continua registrada. Giovanni amenizou dizendo que na eleição isso é normal. Os líderes querem fortalecer seus grupos. Glêdson garante que Giovanni é seu candidato até o fim.

 
Traição a sogro de Cid acaba ajudando

O sogro do senador Cid Gomes, Leitão Moura, foi traído pelo prefeito de Catarina, Tiago Paes de Andrade, e por seu irmão, Jefferson Paes de Andrade. Quem ficou muito irritado com essa traição foi Cid Gomes, que articulou pela volta de Tiago Paes de Andrade ao cargo de prefeito. Estava fora da prefeitura há seis meses, por denúncias graves de corrupção. Os irmãos Paes de Andrade traíram Leitão Moura e, agora, voltaram a votar no deputado estadual Daniel Oliveira, do MDB. No esforço de recuperar os votos perdidos, Cid trabalha pesado no Cariri. E as chances de eleição de Leitão dependem da união entre Camilo e Cid, que já começa a aparecer na região. A pedido de Cid, Camilo começa a ajudar o candidato a estadual Leitão Moura. No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil está dividindo lideranças ligadas ao seu governo, para ajudar o sogro de Cid. Camilo concordou.


Disse me disse…

O prestígio do empresário Gilmar Bender com o candidato Capitão Wagner é incontestável.

Complicou a eleição de Arnon Bezerra para deputado federal. Antes da briga do PDT com Camilo e PT, o partido acreditava na eleição de cinco federais. Agora, a previsão é de emplacar quatro.

Os 03 mais votados são: Mauro Filho, Idilvan Alencar e Roberio Monteiro. Na briga por uma única vaga: Arnon, André Figueiredo, Eduardo Bismark e Leônidas Cristino.

Para Camilo, a decepção no Crato é o vice-prefeito André Barreto e a coordenadora do Hemoce, Fabíola Alencar. Eles continuam votando em André Figueiredo. Apesar do pedido de mudar de candidato , a posição de Fabíola era esperada. Já André Barreto não. Mesmo com a promessa a Camilo, Barreto continua com André Figueiredo. Se queimou.

Desculpe a ignorância
, o PDT faz contas e mais contas. Será se consegue eleger cinco deputados federais?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ