Jornal do Cariri
Glêdson aproveita parada de Lula para pedir obra para romeiros
05/09/23 0:00

Após participar das comemorações dos 25 anos do Crediamigo, no BNB, na sexta, 1º de setembro, o presidente Lula desembarcou em Juazeiro do Norte, a caminho do Rio Grande do Norte. Hábil, o prefeito Glêdson Bezerra aproveitou para se reunir com Lula, na pista do Aeroporto Orlando Bezerra. Expôs a necessidade de construir um novo estacionamento para romeiros, nas proximidades da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Esse projeto é uma solicitação dos católicos, esclareceu o prefeito. Glêdson ressaltou a importância dessa obram diante do crescimento das visitas ao Município, com o processo de beatificação do Padre Cícero, cujo processo foi iniciado em novembro de 2022. O prefeito de Juazeiro explicou a Lula, o atual estacionamento é amplo, mas se tornou pequeno diante do aumento do aumento das romarias. “Eu relatei para o presidente Lula que, diante desse processo de beatificação, nós estamos experimentando um número cada vez mais considerável de romeiros na nossa cidade”. Lula assegurou que irá encontrar um bom termo para atender ao pedido do povo de Juazeiro do Norte.

Arnon admite estar sendo sondado pelo PT

Reviravolta na corrida eleitoral de Juazeiro do Norte. O ex-prefeito Arnon Bezerra, hoje no PDT de Cid Gomes, está sendo sondado por vários partidos. Na posse do presidente de Eudoro Santana, na presidência do PSB, em Fortaleza, Arnon foi convidado informalmente, por articuladores, a se filiar ao partido. Mas, Arnon disse que o convite formal veio do PT de Juazeiro, com a garantia de que, se estivesse filiado, seria o candidato natural do partido. Arnon não disse que fez o convite. Contudo, afirmou ser uma liderança petista de peso. Sobre um provável confronto interno com o deputado estadual Fernando Santana, Arnon disse que isso não seria problema, pois se dá muito bem com Fernando. Apesar dos muitos convites, Arnon reafirmou a sua permanência no PDT. Ele destacou o trabalho para organizar o partido para as eleições de 2024 e não disse se será candidato. Avalia ser cedo para anunciar essa decisão.


André Figueiredo e Cid em rota de colisão total

O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, está incomodado com as decisões que o presidente interino do partido no Ceará, Cid Gomes, vem adotando na direção estadual. André Figueiredo alega que Cid assumiu o cargo para “pacificar” o PDT. Só que está fragilizando a legenda, quando mesmo ciente que há uma resolução da direção nacional, resolveu dar uma carta de anuência para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, deixar o PDT e se filiar ao PT, para ser candidato à prefeito de Fortaleza. Indignado, André Figueiredo avisou a Cid que, se ele insistir nessa posição, perderá a presidência do PDT. André Figueiredo diz estar pronto para reassumir o lugar hoje ocupado por Cid Gomes. Sem reagir a esse conflito, Cid Gomes já sabe que seu destino político terá de ser fora do PDT. Quer disputar sua reeleição em 2026, com apoio do governador Elmano e do ministro Camilo Santana. Num esforço de aproximação com Elmano, Cid deve viajar com o Governador, esta semana, para a China. Lá, cumpriram compromissos empresariais, visando atrair investidores chineses para viabilizar a geração de empregos através do Hidrogênio Verde, que objetiva atrair negócios de até U$3 bilhões no Ceará.

Ciro e Cid Gomes vão estar juntos em Juazeiro

Apesar do risco real de Cid Gomes deixar até o final do ano o PDT, e ingressar no Podemos ou mesmo retornar ao PSB, o prefeito Glêdson Bezerra está muito confiante em assegurar sua reeleição. Conta com a articulação de Cid para fortalecer sua candidatura, no embate que irá travar contra o candidato a ser lançado pelo ministro Camilo e respaldado pelo governador Elmano. Hoje, o nome mais cotado é do deputado Fernando Santana. Conhecedor de suas dificuldades políticas, Glêdson tem surpreendido ao ampliar o diálogo com políticos, que antes se mantinha bem distante. Assim, está conseguindo, de verdade, um feito extraordinário: Cid Gomes está engajado em sua campanha à reeleição. Quem também está simpático ao seu nome, é Ciro Gomes. Assim, o prefeito Glêdson consegue o inimaginável: unir novamente os irmãos Ciro e Cid Gomes, no apoio a um mesmo candidato. Entretanto, Glêdson sabe que Cid é leal a Camilo. E um apelo de Camilo a favor da eventual candidatura de Fernando Santana, fará Cid Gomes balançar, para não desagradar a Camilo.

Ação do MP ameaça tirar André Barreto da disputa

Depois de ver o acordo para que seu nome fosse apoiado pela base aliada do Governo do Estado na disputa do Crato, o vice-prefeito André Barreto ficou mais distante da possibilidade na semana passada. André está sendo alvo de uma ação do Ministério Público do Ceará, apontando sobrepreço de R$ 1,5 milhão, durante a sua gestão à frente da secretária de Saúde do Crato, na contratação da empresa Health Solutions. A ação atinge, ainda, a atual secretária Marina Feitosa. Os promotores os acusam de improbidade administrativa e pedem a devolução dos recursos pagos a empresa. O valor estimado da contratação é de R$ 4 milhões, para que a empresa desenvolvesse projetos de gestão tecnológica para a rede de saúde primária. A mesma empresa tem contratos com as prefeituras de Barbalha, Aracati, Camocim e Pacajus. Todos os contratos estão sendo investigados pelo Ministério Público cearense.

Pressão para Cariri emplacar ministro no STJ

O presidente Lula viaja na próxima quinta, 07 de setembro, para a Índia, onde fará parte da reunião do G-20 - as 20 maiores economias mundiais. Depois Lula irá a Cuba e fará a abertura anual com discurso da ONU, em Nova York. A dúvida é se Lula nomeará os dois novos ministros do STJ antes dessa viagem, ou apenas ao retornar, depois do dia 20. Essa expectativa mexe com o Cariri. O desembargador caririense, Teodoro Silva Santos, é um dos quatro candidatos. E sua cotação para virar ministro do STJ está em alta. Lula se reuniu esta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e outros dois senadores: o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, e o líder do Governo no Senado, Jacques Wagner. Pacheco defendeu a indicação do desembargador mineiro Afrânio Vilela. Já Wagner e Alcolumbre declararam apoio a Teodoro Silva Santos. Quem está também muito engajado nessa nomeação de Teodoro são o governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana.

Disse me disse…

Líder do Governo Lula, José Guimarães acredita que o PT lançará 60 candidatos à prefeito. E elegerá no mínimo 40 novos prefeitos.


O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, insiste em querer o apoio do deputado estadual Fernando Santana a sua reeleição.


Em entrevista, Glêdson disse que o “amigo” Fernando Santana prometeu apoiá-lo na busca de um novo mandato. Daí, confia que terá Fernando Santana em seu palanque.


O suplente de deputado federal Rafael Branco assumiu a vice-presidência estadual do PP no Ceará.


No Cariri, Rafael está articulando, pelo menos, oito candidaturas a prefeito e ainda conversa com outros três nomes. A ideia é fortalecer a aliança Elmano e Camilo na região.


O vereador Pedro Lobo foi barrado no evento do BNB, em Fortaleza, que teve a presença do presidente Lula. Pedro não conseguiu credenciamento.
Foi explicado ao vereador cratense que o evento era voltado aos funcionários do CredAmigo e que foram evitadas manifestações políticas.

Desculpe a ignorância, o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, vai reassumir o cargo no PDT do Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ