Jornal do Cariri
França deve devolver 45 fósseis contrabandeados do Brasil
Assim como o Ubirajara Jubatus, espécime devolvido ao Crato nesta quinta-feira (22), as espécimes tem origem na Bacia do Araripe
Foto: Divulgação
Natália Alves
23/06/23 8:30

O Brasil deve receber cerca de 45 fósseis contrabandeados da França, de acordo com o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro. O novo processo deve entrar na fila de devolução junto a outro, que visa repatriar ao Brasil 998 fósseis apreendidos na cidade portuária francesa de Le Havre. Assim como o Ubirajara Jubatus, que foi devolvido ao Brasil após contrabando para a Alemanha, os 45 fósseis são originários da Bacia do Araripe.

Os fósseis ainda não têm data definida para chegarem ao Brasil. Em comparação, o processo de devolução dos 998 fósseis começou em 2013, mas só foi formalizado em 2022. “Não existe uma documentação própria para um caso como esse. É tão raro acontecer que você não tem um padrão de atuação, você não tem um caminho certo administrativo, precisou ser construído. Mas agora o caminho é mais fácil, já está construído, a gente não imagina que demore tanto quanto esse outro dos 998, especialmente na França”, avalia Allyson Pinheiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ