Jornal do Cariri
Fóssil de dinossauro ancestral será repatriado da Alemanha para Santana do Cariri
O fóssil foi exportado ilegalmente do Brasil em 1995
Foto: Divulgação
19/07/22 15:01

O fóssil Ubirajara jubatus será repatriado da Alemanha ao Brasil, sendo encaminhado para Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. O fóssil de dinossauro ancestral das aves estava em um acervo do museu alemão Estadual de História Natural Karlsruhe (SMNK) e foi publicado em dezembro de 2020.

O Ubirajara jubatus data de mais de 100 milhões de anos atrás, sendo o fóssil cearense mais antigo da Bacia do Araripe. Sua publicação em 2020 gerou suspeitas entre os paleontólogos, pois a retirada sem autorização de fósseis brasileiros é uma prática ilegal, além das pesquisas, que devem ser feitas em parceria com instituições brasileiras.

Na época, os paleontólogos britânicos David Martill e alemão Eberhard Frey, alegaram que tinham uma autorização de exportação emitida em 1995, porém nunca foi comprovado oficialmente. A comunidade científica brasileira aponta para uma possível exportação ilegal. “Esse infelizmente não é o único caso, não é só com a Alemanha. A gente está tentando entrar em contato com várias instituições, solicitando espontaneamente, gentilmente, e explicando o porquê isso é importante”, afirmou Allysson Pinheiro, diretor do museu em Santana do Cariri.

A ministra alemã de Ciência de Baden-Württemberg, Theresia Bauer (Verdes), decidiu pela repatriação do fóssil para seu local de origem. Allysson Pinheiro esteve a frente das negociações para a repatriação do Ubirajara jubatus, e reforçou a importância da volta do material para Santana do Cariri.

Ainda não há datas oficiais para a chegada do fóssil no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ