Jornal do Cariri
Fórum discutirá políticas públicas para agricultores familiares
Projetos contemplarão estados do Nordeste.
Discussão busca fortalecer associativismo e cooperativismo. Imagem: André Gurjão
Joaquim Júnior
19/08/20 8:30

O Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lança, nesta quarta-feira (19), o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE). O objetivo é fortalecer o associativismo e o cooperativismo. O PAS seguirá os moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No PAA, a execução da primeira etapa no primeiro semestre de 2020 contabilizou volume de quase R$50 mil, atendimento a 16 instituições socioassistenciais e educacionais, beneficiando 30 famílias e agricultores e cerca de 1.200 outras famílias em vulnerabilidade social somente em Crato. Em Juazeiro, para a execução da 5ª proposta de participação do Programa, o Município tem cadastrado como beneficiários fornecedores 291 agricultores e, como beneficiários recebedores, 33 equipamentos.

Conforme apresentado, o PAS é uma estratégia do Fórum, em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, construído em diálogo com movimentos sociais e sociedade civil. O Siraf é um portal regionalizado que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar na região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, contribuirá agilizando processos de compras governamentais e abrindo novos canais de venda com o setor privado.

O Siraf contribuirá, ainda, com o fortalecimento de associações e cooperativas da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação do banco de dados. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, “a implantação se dará de forma progressiva e os avanços serão compartilhados no ambiente do fórum para que sejam replicados e conduzidos de forma colaborativa”.

O evento será transmitido pelo Youtube, a partir das 16h, e contará com a participação de governadores, secretários estaduais e representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (BIRD) e movimentos sociais.

Com informações da SDA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ