Falta de sono é problema comum na pandemia
Psicóloga dá dicas de como aumentar a qualidade do sono durante a pandemia.
Foto: Sono Quality
Jaqueline Freitas
22/08/20 21:00

A nova rotina imposta pela pandemia de covid-19 se encarregou de desenvolver situações que podem comprometer a saúde mental de parte da população, transtornos como ansiedade são cada vez mais frequentes na sociedade. A falta de um sono tranquilo também tem pegado cada vez mais pessoas, desde que o mundo começou a vivenciar a mais grave crise na saúde pública.

O sono é fator determinante para manter a saúde mental e física. Um ser humano adulto precisa dormir entre 7h e 8h por dia para ter um rendimento considerado bom nas suas atividades corriqueiras. De acordo com pesquisa da “The Bakery”, realizada com brasileiros, 44% dos entrevistados afirmaram estar com dificuldade para dormir depois do isolamento social imposto pela pandemia. O levantamento ouviu pessoas de diversas faixas etárias e situações profissionais.

A psicóloga Débora Silva dá duas dicas importantes para se desligar dos pensamentos negativos e ter qualidade no sono: a primeira é deitar no sofá, na posição decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima, com as pernas levantadas em um nível acima da cabeça e apoiadas em travesseiros, por 30 minutos. A segunda dica é para quando os pensamentos surgirem, se levantar e anotar todos eles, em seguida volta a deitar, realizando a técnica da respiração diafragmática, sempre inspirando e expirando lentamente, tentando focar no ar entrando e saindo dos pulmões. “Com essa respiração consciente, aos poucos o sono irá surgindo. Tais técnicas podem ajudar a pessoa conseguir dormir um sono reparador por toda a noite”, destacou a psicóloga.

Com informações da Agência Commonike.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ