Jornal do Cariri
Ex-reitor da Urca lança livro sobre índios kariri nesta segunda (19)
Obra resgata a história e o processo identitário dos índios Kariri
Foto: Divulgação Urca
Jaqueline Freitas
18/04/21 18:30

O professor e ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Dr. José Patrício Pereira Melo, lançará, nesta segunda-feira (19), o livro Os Kariri, que retrata a história dos índios Kariri, povos originários da região que recebe o mesmo nome. O lançamento acontecerá de forma virtual, pela plataforma google meet (https://meet.google.com/msf-jthe-gqb), a partir das 19h.

O trabalho de pesquisa, que resultou na tese de doutorado do Professor Patrício Melo, foi realizado entre os anos de 2014 e 2020, na área de Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em decorrência de projeto realizado com apoio da Fundação Cearense de Apoio Pesquisa (FUNCAP) e Governo do Estado do Ceará.

A obra aborda resultados de uma pesquisa teórica e empírica, tendo como referência o Direito Socioambiental, além das áreas relacionadas ao Direito Constitucional, Direito Ambiental e os Direitos Sociais, positivados na Constituição. Segundo o autor, o trabalho vai além de um estudo apenas jurídico, e reúne um amplo relato historiográfico, além de descritivo do Cariri. A memória é reavivada dentro de um contexto de vivência dos ancestrais da região e dos que resistem. Isso inclui uma ampla explanação sobre o Geoparque Araripe Mundial da Unesco, além dos Kariri do passado e daqueles que resistem no território e buscam o fortalecimento da sua identidade.

O lançamento de Os Kariri poderá ser acompanhado, também, pelo cana da Urca no Youtube.

*Com informações do Núcleo de Comunicação da Urca

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ