Jornal do Cariri
Evandro Leitão assume Abolição
22/11/22 0:00

Pela segunda vez - a primeira foi em 2021- o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, assumiu o Governo do Estado. A governadora Izolda Cela embarcou para Londres, onde participará do evento internacional “ Encontro de Lideranças”, na Universidade de Oxford. Essa ida da governadora Izolda ao exterior, onde fica até domingo (27), para debater com líderes de todo o planeta, fortalecem seu nome para compor a futura equipe de Lula. Ao transferir o cargo, Izolda ressaltou: “ Desejo um ótimo trabalho e boa sorte ao presidente Evandro na condução do Governo do Estado”. O governador interino, Evandro Leitão, ocupará o Abolição, bem fiel a seu estilo discreto. Na Assembleia, assume a presidência o vice, deputado Fernando Santana. Essas interinidades de Evandro Leitão são um treino dele, idealizado por Camilo e Izolda, para os desafios eleitorais de 2024. Evandro é um forte candidato à prefeitura de Fortaleza.

Lula indeciso entre Izolda ou Camilo

É certo que o Ceará terá uma vaga no ministério do Governo Lula. Não está decidido é qual será o ministério nem quem será o escolhido para ajudar o presidente Lula a promover a mudança que o Brasil espera acontecer. Nas conversas do Governo de Transição, em Brasília, para onde viajou nesta segunda (21) o senador eleito Camilo Santana, a pasta mais provável é da Educação. Lula prefere experimentar Camilo no Senado , onde o auxiliaria na missão de enfrentar a carregada tropa de choque bolsonarista com assento na Casa, liderada por Sérgio Moro, Astronauta Marcos Ponte, Damares Alves e Magno Malta, dentre outros. O mesmo Lula é simpático a indicação da governadora Izolda Cela. Camilo gosta dessa alternativa. Não está se esforçando como outros quadros do PT para serem ungidos um dos 34 ministros do Lula 3º. Contudo, a decisão sobre quem do Ceará será ministro ainda deve demorar algumas semanas. O anúncio deve ocorrer lá perto do dia 20 de dezembro.

Yury elege Yanny e se credencia para 2024

A vitória consagradora da candidatura de Yanny Brena como nova presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte - a 2ª mulher a ocupar esse cargo na história do Poder Legislativo - é o resultado da capacidade de articulação da própria Yanny e do trabalho do deputado federal eleito Yury do Paredão. Os irmãos souberam se articular. E venceram todos os embates. Conseguiram atropelar as velhas raposas da Câmara de Juazeiro, tais como o presidente Darlan Lobo, o vice-presidente Capitão Vieira, e impuseram uma derrota ao prefeito Glêdson Bezerra, que sequer teve condições de formar uma chapa e lançar à candidatura de Fábio do Gás. Por dever de justiça, o prefeito Glêdson nem se esforçou para se contrapor a chapa única liderada pela vereadora Yanny Brena. Sabia que o quadro eleitoral estava resolvido. Agora, espera ter um relacionamento melhor com a nova presidência da Câmara de Juazeiro. Com esse sucesso político, o deputado Yury do Paredão e a presidente Yanny Brena - a ser eleita na sessão desta terça (22) - se tornam opções para o lançamento de um deles à sucessão de Glêdson Bezerra. Só que ambos, cientes de suas forças políticas, sequer admitem falar nesse momento sobre as eleições municipais.

Guerra aberta entre Darlan e Yury

A derrota na disputa pela presidência da Câmara de Juazeiro do Norte mexeu com o emocional do atual presidente Darlan Lobo. Na sessão do dia 15, Darlan lançou sua candidatura à reeleição, mas sem apoios entre os vereadores, teve de desistir na sessão seguinte, do dia 17. Porém, saiu da disputa atirando. Discurso de perdedor nunca encontra eco, pois a falta de gratidão com os colegas se sobrepõe nas palavras pronunciadas. Assim, Darlan esqueceu as vitórias obtidas em passado recente, quando se elegeu presidente do Legislativo juazeirense. Derrotado, atacou aos colegas de Câmara, chamando-os de covardes. Quem também virou alvo de Darlan foi o irmão da presidente escolhida, Yanny Brena, o deputado federal eleito Yury do Paredão. Darlan foi duro com Yury. Não assimilou a derrota, e ao sair agredindo quem venceu, mostra sua pequenez.

Darlan enterrou a sua vida política

As recentes manifestações de Darlan, revelando possíveis conversas pessoais com políticos, articuladores e colegas de Câmara, estão minando sua trajetória no Legislativo juazeirense. A avaliação é dos próprios vereadores que o definem, agora, como um político inconfiável. Darlan deve se tornar um vereador isolado por adversários e aliados, que lamentam seus surtos emocionais, quando é contrariado. Segundo frequentadores da Câmara, todo nervosismo tem uma explicação : Darlan teme a auditoria nas contas do Poder Legislativo, prometida por Yanny Brena, para os últimos quatro anos. Serão devassadas as gestões de Darlan e Bilinha. Acuado, Darlan tem deixado claro que se cair, vai levar muito vereador com ele. Diz que não poupará ninguém. A nova presidente Yanny Brena não teme as ameaças e intimidações de Darlan.

PT de Juazeiro quer antecipar sucessão

Uma das correntes do PT- Movimento PT- publicou uma nota oficial defendendo que o partido tenha candidatura própria em Juazeiro do Norte, nas eleições de 2024. Essa pressa de setores petistas é um perigo para o iniciante Governo Lula 3º. O próprio Lula tem dito que seu governo é de uma frente democrática. Entretanto, o PT busca resgatar o protagonismo do início da era Lula, lá nos idos de 2003 a 2005. Essa estratégia precipitada, se vier a ser adotada, fragiliza tanto o Governo Lula quanto a administração do governador Elmano de Freitas. Há tempo de sobra para os petistas de Juazeiro debaterem se vão enfrentar às urnas com um nome do próprio partido, ou farão alianças. Impor a bandeira do PT é um grave erro. Lula e Elmano estão começando a longa caminhada de desafios. Irão precisar da união de todos para pacificarem o Brasil e também o Ceará.

Disse me disse…

A eleição de 2024 em Crato promete surpresas. Além da disputa na base governista para ser o representante, a oposição deve estar desfalcada.

Prováveis candidatos da oposição como Aloísio Brasil e Arthur de Zé Adega podem estar fora da disputa, incluídos na lista da ficha suja.

Aloísio e Arthur tiveram parecer do TRE pela desaprovação das contas de campanha de 2020, quando disputaram a Prefeitura de Crato. Buscam reverter essa situação no TRE-Ceará.

Nelinho estava confiante que assumiria já em fevereiro de 2023, a vaga de deputado federal com convocação de Eunicio Oliveira para ministério de Lula.

Eunício Oliveira é aliado de Lula. Desse modo, não irá se lançar candidato à presidência da Câmara, para permitir a aprovação da PEC da Transição. E a vaga de ministro para Ceará é da governadora Izolda Cela ou de Camilo Santana.

Desculpe a ignorância, quais segredos o presidente Darlan Lobo quer jogar no ventilador da Câmara de Juazeiro?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ