Jornal do Cariri
Estudantes representam o Cariri em Campeonato Internacional de Robótica
Por conta da pandemia da covid-19, campeonato acontece de forma on-line. Etapa final, contudo, deve ocorrer presencialmente no final do ano.
Estudantes têm entre seis e treze anos de idade. Foto: Ciswal Santos
Joaquim Júnior
31/05/20 11:00

Doze crianças de Juazeiro do Norte representam o Cariri na International Youth Robot Competition (IYRC), considerada um dos maiores campeonatos de robótica do mundo. Com idade entre seis e 13 anos, os estudantes cursam do 2º ao 9º ano no Colégio Dinâmico. Por conta da pandemia da covid-19, o evento ocorre de forma on-line, com a etapa final programada para acontecer presencialmente no final do segundo semestre, em São Paulo.

O professor Ciswal Santos, ex-catador de latinhas aprovado na Universidade de Harvard, é o treinador das crianças. “É uma oportunidade grandiosa para eles trabalharem essa parte da tecnologia a nível internacional. É um orgulho para os pais, para a escola, para a cidade de Juazeiro, para a Secretaria de Educação, para o Estado do Ceará”, conta, ao dizer que espera chegar à final e trazer o título para o Cariri.

Conforme explicou Ciswal, a primeira etapa consiste em atividades que trabalham o sensorial, a coordenação e a tomada de decisões. A segunda consiste em games que trabalham habilidades como coordenação motora, raciocínio lógico e habilidades de dinamismo. Na terceira, a final, que conta com crianças do mundo inteiro, as crianças vão participar de aulas de robótica, montar e apresentar protótipos. Os prêmios vão desde videogames a viagens internacionais. O tema a competição, neste ano, é o novo coronavírus. Além de treinador da equipe caririense, Ciswal será árbitro na divisão dos universitários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ