Jornal do Cariri
Estudantes de Medicina fazem campanha online para comprar EPIs
Verba será usada para adquirir máscaras, luvas, gorros e aventais.
Foto: Divulgação
Jaqueline Freitas
26/06/20 22:04

Alunos dos dois últimos anos do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) iniciaram uma campanha, nesta sexta-feira (26), para arrecadar recursos e comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados por eles no internato em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ambulatórios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Quem quiser doar, pode acessar a vaquinha online http://vaka.me/1156626.

Devido à pandemia do coronavírus, desde meados de março, as atividades dos estudantes dentro dos equipamentos de saúde foram suspensas. Algumas unidades aceitam o retorno das atividades, desde que ocorra a contrapartida da instituição de ensino, que no caso é disponibilização dos EPIs usados pelos acadêmicos.

O valor pretendido pelos estudantes na campanha é de R$ 7.500, que será usado na compra de máscaras, luvas, gorros e aventais para uma turma de 40 alunos, utilizados num tempo de aproximadamente dois meses. Os equipamentos seriam doados à UFCA, pelo grupo de alunos, e se somaria aos equipamentos que a universidade já dispõe e são insuficientes. Por sua vez, a UFCA repassaria a contrapartida aos hospitais que exigem a contrapartida. São 129 alunos dos dois últimos anos de Medicina, sendo 36 da última turma.

Sem a prática do internato, os alunos ficam impossibilitados de terminar o curso. A colação de grau da próxima turma de médicos formados pela UFCA ocorreria no próximo mês de dezembro, mas agora está sem data para acontecer. “Há o risco da UFCA passar mais de um ano sem formar novos médicos, já que a última turma formada foi em abril, e a próxima turma que se formaria está com atividades totalmente suspensas desde março”, explicou Pedro Ítalo Gomes, aluno do último semestre do curso de Medicina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ