Jornal do Cariri
Estado e Município investem para ampliar combate ao câncer no Cariri
Prevenção do câncer será reforçada com hospital e novos serviços
Hospital de Amor de Barretos é parceiro na instalação do Instituto. Foto: Reprodução/ Senado Notícias
Robson Roque e Joaquim Júnior
17/10/23 0:00

O tratamento contra o câncer no Cariri será reforçado com a construção de um novo hospital e a ampliação de serviços pelo Governo do Ceará. As obras para construção do Instituto de Prevenção do Cariri já iniciaram, com previsão de serem concluídas no final de 2024, em Juazeiro do Norte. A implantação do equipamento ocorre em parceria com o Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital do Câncer de Barretos.

Já o governo estadual pretende investir R$ 273 milhões, com recursos da bancada cearense no Congresso Nacional, para regionalizar o tratamento oncológico. Com a medida, o Estado pretende evitar o deslocamento de pacientes para procedimentos médicos em Fortaleza.

A iniciativa foi uma das promessas de campanha do então candidato Elmano de Freitas (PT), em entrevista ao Jornal do Cariri, no ano passado, lembrada por ele na semana passada. “Na campanha, o meu compromisso era colocar o tratamento do câncer nos hospitais regionais”, relembrou. Ao assumir a direção do Hospital Regional do Cariri, no mês passado, Giovanni Sampaio revelou que um dos investimentos seria destinado para a instalação de um setor de oncologia.

À época, ele mencionou que o HRC possui estrutura para receber o serviço, mas que o hospital iria “apenas complementar” o serviço fornecido pelo Hospital São Vicente, em Barbalha. Na semana passada, Elmano de Freitas confirmou a pretensão de um projeto ainda maior: “um plano de tratamento do câncer para todo o Estado, inclusive nas microrregiões, para que a gente possa estar o mais próximo possível do cidadão que vai fazer o tratamento”, garantiu o governador.

O atual governo já iniciou a implantação dos serviços no Vale do Jaguaribe, região que concentra a maior quantidade de casos no Ceará. A secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, confirmou que o Hospital da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, “será o primeiro hospital estadual com um centro de oncologia”.

Instituto de Prevenção do Cariri

O Instituto de Prevenção do Cariri, a ser instalado em Juazeiro do Norte, prevê atender cerca de 800 mil caririenses para prevenção de cânceres de mama e de colo de útero, inicialmente. As obras estão na fase de terraplanagem. “A partir de hoje, a história do câncer na região do Cariri vai ser mudada”, afirmou o médico Raphael Luiz Haikel Júnior, diretor médico das unidades móveis do Hospital de Amor.

Ele destacou que o grupo está presente em 17 estados e a unidade do Cariri será a 25ª do Brasil. Como contou, os serviços agilizarão os atendimentos e aumentarão as chances da descoberta inicial da doença, aumentando as chances de cura. Para o projeto, o Município de Juazeiro do Norte doou um terreno no bairro Cidade Universitária.

“A gente pode ter uma unidade de prevenção e, através dela, evitar que a gente perca vidas lá na frente”, relatou o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, ao enfatizar que o Hospital de Prevenção se propõe a revolucionar o tratamento, “o trato com essa doença que tanto causa dor e dissabor para todos nós”.

Para a construção, serão destinadas verbas do senador Eduardo Girão, em torno de R$ 36 milhões, que serão voltadas para obras, custeio do primeiro ano e aquisição de uma carreta, que oferecerá os serviços como unidade móvel. A pretensão é que o funcionamento do Instituto de Prevenção do Cariri tenha início no final de 2024. Cerca de 100 pessoas poderão ser atendidas diariamente na unidade móvel, e entre 150-200 na unidade fixa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ