Jornal do Cariri
Espedito Seleiro será homenageado com Medalha da Abolição
Comenda reconhece trabalho relevante de brasileiros para o Ceará ou para o Brasil
Foto: Reprodução/ Instagram
Joaquim Júnior
09/03/22 11:20

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou os nove agraciados com a Medalha da Abolição 2020/2022. Espedito Veloso de Carvalho, conhecido popularmente como Espedito Seleiro, será um deles. O mestre da cultura aprendeu a confeccionar selas com oitos anos de idade e é considerado um dos grandes artistas do Brasil, reconhecido internacionalmente pelas peças de couro que produz.

Desde que teve início a pandemia de covid-19, no ano de 2020, a homenagem não é realizada. Por isso, nove nomes compõem a lista de homenageados: Socorro França, Espedito Seleiro, Tom Cavalcante, referente ao ano de 2020; Preto Zezé, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e a equipe de cientistas cearenses que criaram o capacete Elmo, de 2021;e Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, a Amandinha, Cid Gomes e José Ricardo Montenegro Cavalcante”, para 2022.

Medalha da Abolição

A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. Após três anos de ausência do evento, devido à pandemia, o chefe do Executivo cearense entregará pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados, listados abaixo.

Com informações do Governo do Ceará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ