Jornal do Cariri
Elmano participa do encontro pela democracia com Lula
10/01/23 0:00

O governador Elmano Freitas compareceu à reunião promovida pelo presidente Lula com os 26 governadores no Planalto, mesmo com o palácio bastante destruído, para dar total apoio a Lula e a democracia no Brasil. No domingo, ataques golpistas de bolsonaristas depredaram os prédios do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Indignado com o ação terrorista dos bolsonaristas à democracia brasileira, Elmano foi duro na defesa do Brasil: “Inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, Congresso e STF na tarde deste domingo, em Brasília, por grupos de extrema-direita que se recusam a aceitar a decisão da maioria do povo brasileiro. Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir! Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos.” Elmano ainda destacou ter enviado “70 policiais militares cearenses para auxiliar nos trabalhos de restabelecimento da ordem no Distrito Federal. O pedido de apoio foi feito pelo Governo Federal, aos estados, após manifestação dos governadores.” Ceará, sob a liderança de Elmano, na linha de frente da defesa da nossa democracia.

Revolta generalizada com ataques terroristas
O apoio de todos os brasileiros a nossa democracia é o grande objetivo dos três poderes. Não é possível que a nação continue dividida, em meio a conflitos ideológicos e políticos que ameaçam o País. Daí, ser fundamental a posição de defender o Brasil, anunciada por diferenças lideranças políticas e partidárias. No Ceará, o PT teve além do governador Elmano, firme a condenar a esse golpe de bolsonaristas, a determinação do líder do Governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães, e do ministro da Educação, Camilo Santana, que se manifestou: “Gravíssimos os ataques golpistas ocorridos hoje no DF, com a invasão e depredação do Congresso, Planalto e STF. Um inaceitável atentado à nossa Democracia, que merece resposta dura e imediata contra todos os envolvidos.” Quem também se posicionou a favor da democracia foram deputados Eunício Oliveira, Danilo Forte e os prefeitos do Cariri, como Glêdson Bezerra, que foi incisivo:” Manifestação do pensamento é um direito. Protestar, criticar, divergir, fazer oposição, tudo isso é válido, faz parte da vida em sociedade. Vandalismo, quebradeira ou qualquer ato de violência são ações inadmissíveis. Configura-se crime! Que a ordem seja restabelecida!”

Glêdson não respondeu ao convite do Capitão
Em passagem pela região do Cariri, para o encontro anual do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o candidato derrotado ao governo do estado, Capitão Wagner, assumiu, em entrevista, compromisso com a reeleição do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. Wagner fez ainda um convite para que Glêdson se filie ao União Brasil, do qual Capitão Wagner é o presidente estadual. A proposta foi informal e, apesar da cobrança da imprensa, que cobrava um posicionamento, Glêdson não se manifestou sobre sua filiação partidária nem sobre os apoios políticos que espera ter em seu palanque nas eleições de 2024. Glêdson tem repetido que ainda é cedo para falar em candidatura à reeleição e que está focado no sucesso de gestão. No núcleo político do prefeito, a notícia dividiu opiniões. Entretanto, a maioria defende a permanência no Podemos. Mas, é bom Glêdson saber e avaliar, que o Podemos está formando uma federação com PSDB e Cidadania. No Ceará, o novo partido estará sob a liderança do ex-senador Tasso Jereissati. Dentro do governo Glêdson, o presidente do Podemos do Ceará, Fernando Torres, não se manifestou. A administração deve se manter em silêncio para evitar polêmicas. Wagner não terá resposta.

Glêdson se articula com base do governo Elmano
O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, parece estar em busca de novos ares políticos para 2024. Glêdson analisa a possibilidade de se filiar a um partido da base governista. No radar, o PP de Zezinho Albuquerque, sob articulação, no Cariri, do empresário Rafael Branco. Mas Glêdson deve esperar um pouco mais, antes de anunciar sua decisão. A mudança está sendo costurada com cuidado, pois Glêdson quer manter o Podemos na sua base. A ideia é abrir uma linha de diálogo com o PT de Camilo Santana e Elmano de Freitas, para uma aproximação eleitoral para 2024. O deputado federal José Guimarães e o ex-prefeito Manoel Santana, querem candidatura própria. O deputado estadual Fernando Santana pode ser decisivo na articulação a favor de Glêdson. Contudo, a palavra do governador Elmano de Freitas será decisiva.

Yanny faz uma mudança geral na Câmara
A presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, está surpreendendo a todos com suas decisões enérgicas. A nova presidente exonerou todas as chefias dos setores técnicos, ocupados por servidores concursados, e exonerou sem perspectiva de volta, os contratados temporariamente. Foram mais de 150 demissões. Setores como licitação e todos os outros departamentos devem ter novos dirigentes anunciados muito em breve. Yanny quer gente nova no comando, sem vícios administrativos e políticos. Entre os vereadores, a bronca é com a demora na nomeação dos assessores, que ainda não foi autorizada. Nos corredores da Câmara, a avaliação é que as medidas são moralizadoras. Uma das motivações para as mudanças foi a elaboração técnica necessária para justificar a emenda ao orçamento do Município, que colocou em risco até os recursos da própria Câmara de Juazeiro.

Cariri assume controle do FNDE com Camilo
O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou nesta segunda,09, à nova presidente do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. Fernanda, que é do Crato, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda do Ceará, como registrou Camilo em suas redes sociais. Agora, assume a tarefa de conduzir o órgão mais importante da educação brasileira, o FNDE, com excelência. Essa a convicção do ministro Camilo. A dupla Camilo - Fernanda Pacobahyba tem pela frente um enorme desafio de resgatar a qualidade da educação do Brasil, que regrediu nos últimos quatro anos, com quatro ministros da Educação assumindo o cargo. Nenhum deles teve estabilidade. Três deles caíram envolvidos em escândalos. A missão de Camilo não é simples. Está convencido.

Disse me disse…

Em Juazeiro, o líder da oposição, vereador Capitão Vieira Neto, tem reclamado de seu isolamento por parte da imprensa e da atual gestão da Câmara.

Vieira não foi ouvido sobre a reunião técnica entre Prefeitura e Câmara. A explicação: ele não estava presente, então não poderia opinar. Simples!

Ainda em Juazeiro, o deputado estadual Davi Macedo, ao lado do pai, Raimundo Macedo, começaram a construir as bases para 2024.

Na semana passada, Raimundão e Davi se reuniram com o vereador Capitão Vieira e o ex-vereador Demontier Agra.

No Crato, o vereador Pedro Lobo está jogando a toalha para a disputa pela Prefeitura em 2024. Anda repetindo que a decisão virá de cima. Ou seja, do ministro Camilo Santana.

No PT cratense, a avaliação é que Pedro baixa o tom prevendo o que vem pela frente. Sabe que deve perder o partido para o prefeito Zé Ailton Brasil.

Desculpe a ignorância, agora, com 1500 prisões e o repúdio dos atos terroristas em Brasília, os bolsonaristas vão aprender a respeitar a democracia?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ