Jornal do Cariri
Elmano não abre mão de Evandro na Alece
27/12/22 0:00

O anúncio do secretariado do Governo Elmano Freitas está atrasado. Hoje já é 27 de dezembro e os nomes que comporão a equipe não são conhecidos. Elmano divulgou apenas sete nomes. Outros tantos ainda estão com suas escolhas empacadas, devido ao confronto declarado do senador Cid Gomes com o governador Elmano, gerando um enorme constrangimento no ministro da Educação, Camilo Santana. Numa tentativa de resgatar o poder perdido nestas eleições de outubro, Cid criou uma crise ao fazer oito exigências a Elmano/Camilo. Eis a relação: pediu a presidência da Assembleia, o Porto do Pecém, apoio à candidatura de Marcos Sobreira a prefeito do Iguatu, três secretarias - uma delas para a irmã Lia Gomes, a direção do hospital Regional do Cariri e o afastamento de José Guimarães das decisões governamentais. Elmano atrasou a divulgação, mas tem mostrado a Cid que o poder mudou de mãos no Ceará. Pecém tem presidente, Hugo Figueiredo. Não haverá mudança. Cid e o PDT teriam duas secretarias: Desenvolvimento Econômico e Educação. Apesar de todo movimento de Cid, Elmano não admite outro presidente que não seja Evandro.

Cid quer controle do governo Elmano

A lista de Cid chega a 10 pedidos, se contar a posse de Leônidas Cristino na Câmara Federal e Bruno Pedrosa na Assembleia. Ressentido, Cid veta a indicação do deputado Idilvan Alencar para a Educação, que possibilita Leônidas Cristino continuar deputado. Exigência de Cid. O desejo do FG é trocar a secretaria de Educação por Cidades e nomear deputado Roberio Monteiro, para assim, garantir a vaga de Leônidas. Desenvolvimento Econômico seria de Salmito Filho. Nesse caso, Bruno permanece no Legislativo cearense. Imposição de Cid.  Crente que ainda é dono do Ceará, Cid veta à reeleição de Evandro Leitão para presidente da Assembleia. Tem dois candidatos ao cargo: Sérgio Aguiar ou Guilherme Landim. Mas, aceitaria Salmito Filho. Camilo até balançou em convencer Elmano a nomear Evandro para a Casa Civil e atender Cid. A rejeição desse recuo foi generalizada. Governador Elmano não aceita outro nome, que não seja Evandro. Entretanto, Cid transformou Evandro em seu inimigo. Estranho esse comportamento de Cid. Se Cid vencer essa queda de braço com Elmano/Camilo, a oligarquia FG dará demonstração que não perdeu poder e manda no Estado.

Crise instalada no Consórcio de Juazeiro

Num golpe de perdedor, a assessoria jurídica do Consórcio de Saúde de Juazeiro do Norte anulou as eleições do prefeito de Granjeiro, Chico Clementino, para assumir à presidência já em janeiro de 2023. A vitória de Clementino é incontestável. Governo do Ceará deve assegurar a sua posse e barrar a manobra suja da direção derrotada, de fazer novo concurso público, sob seu comando, para só então entregar o Consórcio ao prefeito Chico Clementino. Isso é uma vergonha. Todo esse temor se daria pela enorme quantidade de denúncias de irregularidades na atual administração. Por isso, o medo de perder controle. Esse golpe será um tiro n’água: se a direção do Consórcio não for entregue até o dia 31 de dezembro, Juazeiro, Missão Velha e Granjeiro deixarão o Consórcio de Saúde. Esses três municípios representam 45% do Consórcio.

PSD de Juazeiro quer Arnon para 2024

Insatisfeito com as recentes decisões do prefeito Glêdson Bezerra, seu principal aliado na eleição de 2020, o PSD está buscando alternativas para 2024. A articulação é do presidente do partido em Juazeiro do Norte, José Moura, depois de ser exonerado da atual gestão. Moura já conversou com o presidente regional, Domingos Filho, sobre o seu interesse em ter uma candidatura própria para a sucessão municipal. Teve o aval para continuar. E Moura trabalha na alternativa Arnon Bezerra para liderar esse projeto. Não é fácil convencê-lo. Tanto que até agora, Moura não teve resposta positiva do ex-prefeito sobre trocar o PDT, onde é suplente de deputado federal pelo PSD. Atualmente, mantém-se na liderança da política do partido no Cariri, o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, que já deixou claro a Moura e a Domingos que, em caso de filiação de Arnon, deixa a sigla. Enquanto espera - vai cansar - por Arnon, Moura iniciou a construção de uma chapa forte de candidatos a vereador.

Yury mostra força ao reunir tantos vereadores

O deputado federal eleito, Yury do Paredão, tem confirmado o protagonismo na política de Juazeiro do Norte. Seu último ato e que chamou a atenção, foi ter reunido a maioria dos vereadores da Câmara, incluindo, nomes da oposição, como Capitão Vieira Neto, e o líder do prefeito Glêdson, o vereador Rafael Cearense. Ao todo atenderam ao convite de Yury e da presidenta da Câmara, Yanny Brenda, 16 dos 21 parlamentares. O grupo foi recepcionado com um café da manhã no dia 24, onde, claro, foi debatido política e “projeções futuras”. Nas conversas individuais, a principal pauta foi as eleições de 2024. Yury é colocado como nome certo na disputa pela Prefeitura. Cauteloso, Yury diz que ainda é cedo e que tem muitos desafios em Brasília, neste início de mandato.

Zé Ailton aprova contas de forma unânime

O prefeito Zé Ailton Brasil, mais uma vez, mostrou sua boa relação política com a Câmara do Crato. Na última sessão do ano, dia 21, Zé Ailton aprovou suas contas do ano de 2019 por unanimidade de votos. Sem ressalvas, as contas foram ao plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A oposição apenas se absteve. Outro resultado positivo para Zé Ailton é a resolução das recentes tensões no Poder Legislativo, que parecem mesmo estarem perto do fim. O prefeito tem dispensado um bom tempo para sanar as fissuras deixadas por descontentamentos, principalmente, do vereador Lucas Brasil, seu sobrinho. A revolta dele tem uma causa: não ter sido eleito deputado estadual. Inconformado, até resolveu anunciar que seria oposição. Queria colo! Nos últimos dias, Lucas está mais calmo e convencido da liderança do tio.

Disse me disse…

Ministro Camilo escolheu secretária Fernanda Pacobahyba para o FNDE. Seu substituto na Sefaz deve ser Alexandre Cialdini. Grande nome.

Melancólica a despedida do vereador Darlan Lobo, da presidência da Câmara de Juazeiro. Sem plateia, nem os colegas o prestigiaram.

Revoltado, comum nos últimos anos, Darlan detonou os colegas. Acusou boicote por não ter cedido a pedidos por cargos e outros benefícios.

Nas redes sociais, o vereador cassado, David Araújo, subiu o tom contra o deputado reeleito Davi de Raimundão, a quem acusa de perseguição. Discurso de perdedor.

David e seu pai Raimundão estão mais preocupados com suas articulações políticas. Os dois reuniram nove vereadores em uma confraternização. E debateram a sucessão de 2024. David é candidato.

Desculpe a ignorância, por que o Consórcio de Saúde de Juazeiro não respeita a vitória do prefeito Chico Clementino, de Granjeiro?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ