JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Dr. Lorim permanecerá no PSB após crise com o PT
25/03/25 0:00

O prefeito de Missão Velha, Dr. Lorim (PSB), descartou sua filiação ao PT. Tudo motivado por uma crise causada pelo próprio PT, através do secretário de Relações Institucionais no Ceará, Higo Carlos. Assinado por Higo, no dia 18, um comunicado gerou desconforto entre o partido e Dr. Lorim. Na nota, o petista garantiu que a direção estadual não deliberou sobre a filiação, articulada pessoalmente pelo deputado federal José Guimarães. A nota de Higo desmente e enfraquece Guimarães no Cariri. E deixa um recado: o líder do governo Lula na Câmara não fala pelo PT do Ceará. O comunicado diz que as novas filiações de prefeitos estão sendo tratadas diretamente com a direção estadual do PT. Ele até incluiu nas decisões o próprio Guimarães, o ministro Camilo e o governador Elmano, mas era tarde demais para reverter o estrago. Depois da atitude do petista, o senador Cid Gomes (PSB) chamou Dr. Lorim e garantiu a sua permanência no PSB.

Ítalo na Semace do Cariri

De bem com a cúpula do PT estadual e o Governo do Estado, o ex-prefeito de Nona Olinda, Ítalo Brito (PT), assumiu a diretoria regional da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), sediada em Crato. Ítalo foi nomeado na quinta-feira (20), pelo governador Elmano de Freitas (PT). Prefeito por dois mandatos, Ítalo deve ser candidato a deputado estadual em 2026 e o cargo deve dar mais visibilidade a pretensão. Entretanto, com o ganho político também vêm os desafios. O ex-prefeito assume com a tarefa de aprimorar a fiscalização, o licenciamento e a educação ambiental, garantindo o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação dos recursos naturais. Mas, antes de tudo, Ítalo precisa convencer o PT da importância de uma candidatura forte no Cariri Oeste.

Herança maldita de João Luiz

A herança maldita do ex-prefeito de Campos Sales, João Luiz (PT), continua causando estragos. Entre os salários atrasados de dezembro, João Luiz não pagou, sequer, os contratos temporários. Demitidos na troca de gestão, os servidores não receberam salários. Aproveitando a oportunidade, a base do ex-prefeito na Câmara, liderada pela presidente Cláudia Costa (PSD), resolveu jogar a culpa no prefeito Moésio Loiola (PSB). Sob seu comando, os vereadores Dercinho (PT), Neto (PT) e Cézar Costa (PSD) estimularam o debate na Câmara, com a presença dos servidores. Os três pressionaram a atual gestão, cobrando urgência no pagamento e ameaçando com ações jurídicas. A base de Moésio espera que o caso chegue ao Ministério Público, para pedir punição a João Luiz, o verdadeiro culpado.

Marcone cassado, mas no cargo

Cassado, mas no cargo. Essa é situação do prefeito de Aurora, Marcone Tavares (PT). Junto com sua vice, Professora Glória (PSB), Marcone foi cassado no dia 18, por abuso de poder político e econômico, na eleição de 2024. Glória foi poupada, mas Marcone ficou inelegível por oito anos. Claro, a decisão cabe recurso e, vale salientar, já deve ter sido encaminhado, primeiro ao próprio juiz eleitoral José Gilderlan Lins, autor da sentença de primeira instância. Marcone foi denunciado por uso da máquina pública para fins eleitorais, promovendo contratações em período vedado por lei, concedendo benefício social em troca de votos, entre outros. Na sentença, o juiz avaliou se tratar de “conduta que desequilibra indelevelmente a igualdade entre candidatos”.

Enquanto isso...

Ainda em Aurora, o juiz José Gilderlan Lins mencionou que “o caso evidencia uma hipótese de patrimonialismo e coronelismo modernos”, fenômenos associados “ao uso indevido de recursos públicos.”

Marcone disse estar surpreso com a decisão. “Recentemente, uma decisão do Ministério Público, que dizia que não havia mácula, prova ou qualquer irregularidade contra a eleição e contra a nossa pessoa”, disse.

Em Altaneira, a prefeita Késia Alcântara (PSB) parece disposta a resolver os problemas históricos no município. Depois de garantir o repasse dos precários aos professores, vai fazer urbanização da Lagoa de Santa Tereza.

Na sessão da Câmara do dia 17, os vereadores Paulo Robson e Zé de Zuza, ambos do PSB, destacaram os acordos para as desapropriações. Na mesma semana, Késia apresentou o projeto na SOP, em Fortaleza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE