Jornal do Cariri
Diretórios do PT discutem candidaturas próprias
Encontros municipais definem as candidaturas proporcionais ao Legislativo
Foto: Catraca Livre
Madson Vagner
07/07/20 15:20

Os diretórios municipais do PT em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha iniciaram discussões internas sobre a apresentação de candidaturas para as eleições deste ano. Os encontros municipais definem as candidaturas proporcionais ao Legislativo e inicia a discussão em torno de candidaturas próprias a prefeito e alianças.

No Crato, único município a definir um nome para a disputa deste ano, o diretório municipal homologou a pré-candidatura do prefeito Zé Ailton Brasil à reeleição. Realizada por videoconferência, no sábado (04), a reunião contou com a participação do prefeito Zé Ailton e dos pré-candidatos a vereador, que acabaram por referendar a indicação.

Participaram da reunião o deputado federal José Guimarães e os estaduais Fernando Santana e Moisés Braz; além do presidente estadual do partido, Antônio Alves Filho, o Conin. Zé Ailton disse que sua pré-candidatura é o resultado de diálogo com a população. “Queremos dar continuidade ao nosso trabalho, junto à sociedade cratense, com muita responsabilidade e transparência”, disse. Zé Ailton, que se filiou ao partido em março deste ano.

Acaloradas, as discussões em Juazeiro do Norte e Barbalha acabaram tomando rumo diferente do que estava sendo discutido internamente. Em Barbalha, uma reviravolta colocou novamente no páreo o deputado Fernando Santana. Em Juazeiro, o diretório nacional do partido atendeu a um pedido para suspender o encontro.

Apesar da decisão pela candidatura própria, o presidente do PT de Barbalha, Dorivan Amaro, disse que o fato não impede que o partido negocie e mantenha conversas com siglas aliadas, como o PDT, para manter a oposição unida. Sobre a decisão, o deputado Fernando Santana ratificou a posição de colocar o nome à disposição do partido.

O PT barbalhense se articulava com o PDT para apontar o candidato a vice-prefeito na chapa que teria à frente o médico Guilherme Saraiva. A decisão petista pode dificultar a aliança entre os partidos, já que o pré-candidato pedetista garante não ser candidato à vice. Segundo informações, o caso será analisado em reunião entre Fernando Santana, José Guimarães e o governador Camilo Santana.

Em Juazeiro, a discussão, que estava marcada para o último domingo (05), nem chegou acontecer. Uma decisão do diretório nacional suspendeu o encontro. A secretária de organização do partido, Sonia Braga, atendeu à solicitação do ex-prefeito Manoel Santana, que alegou uma articulação para abrir mão da candidatura própria de forma prematura. Membros do diretório municipal teriam sido substituídos para garantir a decisão.

Inicialmente, o pedido de suspensão foi encaminhado ao Diretório Municipal, mas acabou indeferido, monocraticamente, pelo presidente Ricardo Lima. Segundo a decisão nacional, um novo encontro será marcado após definição conjunta entre as esferas municipal, estadual e nacional do partido. Em Juazeiro, o partido discute as pré-candidaturas do administrador Laurivan Cruz e do advogado Gabriel Santana.

Baixe a versão digital da edição desta semana do Jornal do Cariri. Clique no ícone na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ