JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Diretórios do PT discutem candidaturas próprias
Encontros municipais definem as candidaturas proporcionais ao Legislativo
Foto: Catraca Livre
Madson Vagner
07/07/20 15:20

Os diretórios municipais do PT em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha iniciaram discussões internas sobre a apresentação de candidaturas para as eleições deste ano. Os encontros municipais definem as candidaturas proporcionais ao Legislativo e inicia a discussão em torno de candidaturas próprias a prefeito e alianças.

No Crato, único município a definir um nome para a disputa deste ano, o diretório municipal homologou a pré-candidatura do prefeito Zé Ailton Brasil à reeleição. Realizada por videoconferência, no sábado (04), a reunião contou com a participação do prefeito Zé Ailton e dos pré-candidatos a vereador, que acabaram por referendar a indicação.

Participaram da reunião o deputado federal José Guimarães e os estaduais Fernando Santana e Moisés Braz; além do presidente estadual do partido, Antônio Alves Filho, o Conin. Zé Ailton disse que sua pré-candidatura é o resultado de diálogo com a população. “Queremos dar continuidade ao nosso trabalho, junto à sociedade cratense, com muita responsabilidade e transparência”, disse. Zé Ailton, que se filiou ao partido em março deste ano.

Acaloradas, as discussões em Juazeiro do Norte e Barbalha acabaram tomando rumo diferente do que estava sendo discutido internamente. Em Barbalha, uma reviravolta colocou novamente no páreo o deputado Fernando Santana. Em Juazeiro, o diretório nacional do partido atendeu a um pedido para suspender o encontro.

Apesar da decisão pela candidatura própria, o presidente do PT de Barbalha, Dorivan Amaro, disse que o fato não impede que o partido negocie e mantenha conversas com siglas aliadas, como o PDT, para manter a oposição unida. Sobre a decisão, o deputado Fernando Santana ratificou a posição de colocar o nome à disposição do partido.

O PT barbalhense se articulava com o PDT para apontar o candidato a vice-prefeito na chapa que teria à frente o médico Guilherme Saraiva. A decisão petista pode dificultar a aliança entre os partidos, já que o pré-candidato pedetista garante não ser candidato à vice. Segundo informações, o caso será analisado em reunião entre Fernando Santana, José Guimarães e o governador Camilo Santana.

Em Juazeiro, a discussão, que estava marcada para o último domingo (05), nem chegou acontecer. Uma decisão do diretório nacional suspendeu o encontro. A secretária de organização do partido, Sonia Braga, atendeu à solicitação do ex-prefeito Manoel Santana, que alegou uma articulação para abrir mão da candidatura própria de forma prematura. Membros do diretório municipal teriam sido substituídos para garantir a decisão.

Inicialmente, o pedido de suspensão foi encaminhado ao Diretório Municipal, mas acabou indeferido, monocraticamente, pelo presidente Ricardo Lima. Segundo a decisão nacional, um novo encontro será marcado após definição conjunta entre as esferas municipal, estadual e nacional do partido. Em Juazeiro, o partido discute as pré-candidaturas do administrador Laurivan Cruz e do advogado Gabriel Santana.

Baixe a versão digital da edição desta semana do Jornal do Cariri. Clique no ícone na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE