Déficit de eleitores deixa Juazeiro mais longe do 2º turno
Faltam 3.991 eleitores em Juazeiro
Foto: Arquivo JC
Regy Santos
23/04/24 0:00

Faltam 15 dias para 8 de maio, data limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral para regularizar a situação dos eleitores que pretendem votar nas próximas eleições municipais, que acontecem em 6 de outubro. Com a aproximação do fim do prazo e a soma dos números, Juazeiro do Norte fica cada vez mais longe de ser uma cidade apta a ter 2º turno nas eleições deste ano.

O mutirão de regularização de títulos, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral, tem grande probabilidade de não alcançar a meta de 70% de eleitores aptos ao voto. As ações começaram em janeiro deste ano (2024) e, até o fechamento desta edição, foram responsáveis por regularizar os títulos de 196.009 eleitores. Para superar o déficit dos 3.991 e chegar ao número de 200 mil até 8 de maio, o TRE precisa regularizar a situação de cerca de 266 títulos por dia, incluindo sábados, domingos e o feriado de 1º de maio.

Apesar dos números, o chefe do Cartório Eleitoral, Wendel Freire, destaca que há otimismo sobre alcançar a meta. “Na reta final do alistamento, há o comparecimento de muitos eleitores que deixam pra última hora e, com o aumento dessa demanda, certamente o percentual será alcançado”, explica. O órgão vai funcionar, sem pausa, até o fim do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A possibilidade de uma segunda eleição no mesmo ano movimenta o cenário político de Juazeiro do Norte. O segundo turno significa uma segunda chance para determinados candidatos e eliminação do pleito para outros. De acordo com cientistas políticos, o segundo turno dá mais legitimidade ao candidato que vai vencer as eleições, porque ele vai precisar da maioria absoluta dos votos, em contrapartida, pode resultar no fator fragmentação partidária e candidaturas oportunistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE