Davi Macedo não deve manter candidatura com fim do segundo turno
21/05/24 0:00

O anúncio oficial ainda não tem data definida. Mas, a possibilidade hoje de ter segundo turno na eleição para prefeito de Juazeiro do Norte é remota. As transferências de última hora e os óbitos estão inviabilizando as eleições em dois turnos. A Justiça Eleitoral apontava, no último dia 14 maio, 199.717 títulos. Nesta segunda-feira (20), apenas seis dias depois, houve uma queda para 199.457. Uma redução expressiva de 260 eleitores a menos, deixando o segundo turno improvável. Apesar da grande expectativa no âmbito político, o objetivo do TRE-Ceará não deve ser alcançado: 70% do eleitorado dentro do número de habitantes. Sem esse índice, o segundo turno em Juazeiro do Norte ficará para 2028. E o efeito de não ter segundo turno é imediato: Davi Macedo não admite publicamente, mas hoje a sua tendência é desistir e apoiar à candidatura do ministro Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas, o deputado estadual Fernando Santana. A disputa em Juazeiro do Norte esta polarizada. E promete muitas emoções e conflitos.

Fernando não aceita que falem em seu nome
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, Fernando Santana (PT), reagiu às afirmações do vice-prefeito Giovanni Sampaio (PSB). Fernando estava sendo cobrado por uma declaração de Giovanni, onde afirmou que, quem não estiver com Fernando estará contra o Governo do Estado e o ministro Camilo Santana. A declaração causou um grande mal-estar na base aliada do Abolição em Juazeiro do Norte, principalmente entre os aliados do grupo liderado pelo deputado estadual Davi Macedo e o ex-prefeito Raimundo Macedo. A afirmação soou como uma ameaça e acabou motivando muitas defesas pela candidatura de Davi a qualquer custo. Fernando foi duro, ao afirmar que ninguém falava por ele e que respeitava a pré-candidatura de Davi e que manteria uma posição democrática no processo de definição da candidatura da base aliada do governo em Juazeiro. A resposta de Fernando amenizou a crise. Quem fala por Fernando é somente ele próprio.
 
Giovanni desagrada aos 02 lados de Juazeiro
Quem também respondeu ao vice-prefeito Giovanni Sampaio foi o prefeito Glêdson Bezerra. Indignado com as declarações, Glêdson cobrou a necessidade do confronto político que acontece em Juazeiro do Norte, ficar apenas no campo da política. Glêdson reclamou que Giovanni tem levado a disputa para o lado pessoal. O vice-prefeito tem acusado o prefeito de manter um gabinete do ódio no seu mandato. Glêdson garante que não tem controle sobre a opinião das pessoas que o cercam ou que simpatizam com o seu mandato. Defendeu a liberdade de expressão e disse que a Justiça existe para corrigir abusos, e que ele próprio tem usado esse instrumento jurídico para se defender de acusações falsas. Glêdson lembrou, ainda, que não tem gerência sobre os partidos que o apoiam, se referindo às críticas lançadas a ele, por causa da filiação de candidatos à Câmara de Juazeiro pelo PSDB.
 
Camilo cresce para ser candidato de Lula
Única voz que contesta a liderança do ministro Camilo no PT do Ceará, a deputada federal Luizianne Lins tem revelado, a seus mais íntimos colaboradores, que não pode descartar uma desistência do presidente Lula em 2026. Cansado e com 80 anos, Lula poderia não disputar um quarto mandato presidencial, preferindo apoiar um nome do PT. O favorito seria o ministro da Economia, Fernando Haddad. Porém, Haddad entrou em rota de colisão com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que foi decisivo para demitir o presidente da Petrobras, Jean Paul Prattes. Essas informações mostram que, enquanto Haddad perde espaços no Governo e deixa de ser o queridinho de Lula, o ministro Camilo, que trabalha em perfeita sintonia com o colega Rui Costa, se torna uma opção cada dia mais provável dentro do PT e dos partidos aliados a Lula. Essa leitura do crescimento do nome de Camilo como candidato ao Planalto é feita por Luizianne a contragosto, que não esconde que não aceita ser liderada pelo ministro da Educação e que fará de tudo para barrar suas pretensões de suceder o presidente Lula. Apesar da má vontade de Luizianne, Camilo é apontado hoje como o plano b de Lula, se desistir da reeleição. Ressalte-se que Haddad ainda está no jogo para ser o sucessor. O terceiro nome, Rui Costa, quer governar a Bahia novamente. E está fora do páreo.

Zé Ailton reúne base aliada para definir nome
A base aliada do Crato se reuniu, pela segunda vez em menos de 30 dias, para, segundo o prefeito Zé Ailton Brasil, manter o alinhamento através do diálogo. No encontro da sexta-feira (17), os pré-candidatos Rondinele Brasil, Pedro Lobo, Eliane Estrela, Rafael Branco e Leitão Moura voltaram a discutir os critérios para a definição dos nomes que comporão a chapa majoritária à sucessão de Zé Ailton. Mais uma vez, ficou decidido que a chapa não poderá ser pura, tirando a possibilidade de dois nomes do PT. O encontro não teve a presença do pré-candidato Márcio Bilhar (Agir), que assumiu o lugar do presidente da Câmara, Florisval Coriolano. Entretanto, Márcio Bilhar enfrenta um problema: político da base aliada do governo não reconhece a sua pré-candidatura. Alheio a essa indiferença, Márcio Bilhar mantém uma intensa agenda pelo município para se viabilizar. Márcio tem repetido que não faz parte nem da oposição, nem da situação. Quer ouvir a todos, mas se coloca como a terceira via. Ao seu lado, estão o Agir, PRTB e Avante e mais 40 pré-candidatos a vereador.
 
Eliana Estrela se filia ao PT para ser candidata

A secretária de Educação, Eliana Estrela, é a mais nova filiada do PT do Ceará. Após ter cumprido essa exigência legal, dentro dos prazos que impõem a Legislação Eleitoral, Eliana Estrela colocou seu nome à disposição do prefeito Zé Ailton Brasil, para ser a sua candidata a sucessão na prefeitura do Crato. Durante encontro entre os pré-candidatos da base de Zé Ailton, Eliana Estrela mostrou já estar adaptada ao mundo político. Declarou toda a sua lealdade ao ministro Camilo Santana, que a nomeou para comandar a Educação cearense no seu governo, e ressaltou o respeito e lealdade que tem também ao governador Elmano, que a manteve no cargo. Como petista, é conhecedora de como funciona o partido, ressaltou o papel que desempenha no Estado e em Brasília, na linha de frente do governo Lula, o deputado José Guimarães. Toda essa habilidade de Eliana Estrela visa ser a indicada pelo prefeito Zé Ailton. Apesar dela saber que Rondinelli Brasil é o apontado como o favorito para ser escolhido. Eliana Estrela não quer confrontar e nem duvidar do PT cratense, tanto que em um vídeo que publicou nas suas redes sociais, afirmou que está trabalhando para ser a candidata, mas é fundamental para manter o PT úmido sob a liderança de Elmano, Camilo, Guimarães e prefeito Zé Ailton.

Disse me disse…
O assassinato do suplente de vereador cratense, Erasmo Moraes, ganhou repercussão na última semana. A oposição quer celeridade na investigação.
 
Foram pronunciamentos na Assembleia, com Aloisio Brasil, e no Senado, com Eduardo Girão. Os dois disseram temer pelo que pode acontecer.
 
Cid Gomes se prepara para pedir licença do Senado. A ideia é intensificar visitas aos municípios do Ceará, e dar atenção ao Cariri, para melhorar o desempenho do PSB.

A licença está esbarrando no nome que deve assumir. Cid não quer que o seu primeiro suplente, Prisco Bezerra, assuma. Por isso, trabalha para que o seu segundo suplente, Júlio Ventura, vire senador.

Esse desejo de Cid tem poucas chances de vingar. Prisco Bezerra não tem porque abrir mão novamente para Júlio Ventura.

Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra aposta em três nomes para compor a vice na sua chapa. O ex-vereador Tarso Magno é o favorito.
 
Corre por fora a secretária de Saúde, Andrea Landim, do PSDB. A surpresa é a desincompatibilização da secretária Josy Lima. É a terceira alternativa.

Desculpe a ignorância, quem trabalhou bem direitinho para inviabilizar o segundo turno em Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ