Jornal do Cariri
Municípios desperdiçam mais de 5,6 mil doses de vacinas
Municípios do Cariri desperdiçaram quase 6 mil vacinas
Foto: ceara.gov.br
Robson Roque
16/11/21 8:00

Quatro municípios do Cariri integram uma lista com 16 cidades cearenses que desperdiçaram, ao todo, 14.627 doses de imunizantes contra a covid-19. A relação é liderada pelo Crato, que desperdiçou 5.322 doses, e conta, ainda, com Porteiras, Potengi e Farias Brito que perderam, respectivamente, 192, 102 e 54 doses. Ao divulgar a lista, o Ministério Público do Ceará (MPCE) prometeu cobrar explicações às secretarias municipais de Saúde, bem como ações para que novas perdas sejam evitadas. O desperdício de vacinas é acompanhado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), do MPCE, que também produziu uma relação de municípios com baixo índice de aplicação da segunda dose de imunizantes. Nenhuma cidade caririense aparece nesta listagem, que tem Capistrano no topo, com apenas 39% dos imunizados com o esquema vacinal completo.
Erros no estoque, acondicionamento inadequado e não utilização no prazo estão entre os fatores apontados como causas para a não aplicação das doses, conforme a Secretaria de Saúde do Ceará. Promotores de Justiça podem tomar medidas que vão desde a expedição de recomendações e orientações, até mesmo aberturas de procedimentos. O promotor de Justiça Eneas Romero lamentou o baixo índice de vacinação. “Outra situação ainda mais grave é a de municípios que deixaram, inclusive, vacinas perecerem. Temos um caso mais grave, de um município que deixou cinco mil vacinas perecerem e outras que deixaram duas mil, mil, num total de 14 mil vacinas que pereceram. O Ministério Público está acompanhando e fiscalizando essa situação em todo o Estado, para garantir que a vacina chegue a todas as pessoas e para evitar esse desperdício de recurso público”, garante.
De acordo com a Sesa, a maioria das doses desperdiçadas é da Pfizer, cujas doses precisam ser armazenadas em -20ºC (menos 20 graus Celsius), por até duas semanas. Além de Crato, os municípios com maiores perdas de doses são Aquiraz (2.280 doses), Barreira (1.248 doses) e Pindoretama (1.104 doses). Com perda de 54 doses, Farias Brito é um dos municípios da lista que menos desperdiçaram, atrás apenas de Potiretama (30 doses). O Jornal do Cariri solicitou esclarecimentos às secretarias de Saúde dos quatro municípios caririenses, mas apenas Crato respondeu.
A gestão da saúde cratense justifica que, “mesmo com as diversas estratégias adotadas para operacionalização da vacinação, constata-se desafios de logística e adesão da população ao processo de vacinação, como a abstenção nos agendamentos e o abandono do esquema vacinal”. A pasta reafirma o registro de baixa adesão da população à aplicação da segunda dose (D2), administração necessária para que o esquema vacinal se torne completo e a ação dos imunizantes seja plenamente eficaz. O Município enfatiza estar entre as cidades cearenses que mais vacinaram contra a covid-19. “Salientamos que, desde o início da vacinação, o Crato possui índice de eficiência que supera 97% na aplicação de doses na população, o que lhe coloca nos primeiros lugares em todo o Estado do Ceará”, diz a secretaria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ