JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Crato comemora  retorno presencial da festa da padroeira 
Os festejos acontecem sem nenhuma restrição de público
Foto: Diocese de Crato
Geneuza Muniz
30/08/22 16:00

Com o tema “Virgem da Penha: Mãe da sabedoria e do amor”, o município de Crato está realizando os tradicionais festejos de Nossa Senhora da Penha, que voltou a acontecer sem restrição de público. A programação segue até o dia 1º de setembro, quando toda a Diocese de Crato celebra o dia votivo à sua padroeira. Em 2020, a festa ocorreu com programação apenas online, em 2021 o público foi reduzido.  

Segundo o pároco José Vicente, a novidade deste ano é a escuta dos fiéis, através da visitação às paróquias. “Nós introduzimos a visita de Nossa Senhora da Penha a uma paróquia por forania". Ao todo, são cinco foranias, contando com o município de Crato. Todas elas também receberão a visita do quadro reconstituído e da relíquia de Benigna Cardoso. De acordo com Padre Wesley Barros, “o objeto é um livro de histórias sagradas, pensadas para crianças da época, e foi doado a benigna na ocasião de sua primeira eucaristia". A programação religiosa inclui missas, batizados, novenas e quermesses. De forma inédita acontece também a  primeira edição da Corrida Mãe da Penha, em parceria com a Secretaria de Esporte de Crato. 

Nesta edição, a abertura se deu com uma grande carreata. Pela primeira vez na história da Festa de Nossa Senhora da Penha, a procissão ultrapassou os limites da cidade do Crato. Da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, o cortejo saiu em direção à Sé Catedral, em um momento de unidade entre as duas paróquias, simbolizando  a comunhão de toda a Diocese, que este ano comemora o início do processo de beatificação de Padre Cícero e  de Benigna Cardoso, esta última com data marcada para 24 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE