Jornal do Cariri
Contabilista tira dúvidas sobre Imposto de Renda
Ele aponta que calendário de restituição não muda com novo prazo para declaração
Foto: Jornal do Cariri
14/04/21 12:00

Assim como aconteceu em 2020, a Receita Federal ampliou para 31 de maio o prazo para os contribuintes realizarem suas declarações de Imposto de Renda. O objetivo, segundo a entidade, é “suavizar as dificuldades impostas pela pandemia”. Apesar disso, o calendário de restituição não sofreu alterações, com início em 31 de maio para o primeiro lote e o quinto e último lote em 30 de setembro. De acordo com o contabilista Marcos Sá, o novo prazo vem em boa hora, tendo em vista os impactos do coronavírus na saúde fiscal dos contribuintes, e uma oportunidade para ficar em dia junto à Receita. “Com a permanência do calendário de restituição, o cidadão deve ter em mente que quanto antes declarar seus rendimentos do ano passado, mais rápidos receberá a restituição. Além disso, não deixando para a última hora, evita aglomeração em agências caso necessite de orientação profissional”, explica.

Marcos Sá chama a atenção também aos valores a pagar ou receber ao decidir se vale a pena declarar o quanto antes. Pois, caso haja, o contribuinte deve ficar atento a outra data: 10 de maio. “Esse é o limite para que o cidadão opte por quitar o imposto por meio de débito automático já a partir da primeira cota e utilizando a conta bancária registrada no ato da entrega da declaração”, reforça o contabilista. Também foram prorrogados para o dia 31 de maio os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2021 ainda pode sofrer uma nova alteração. O Congresso Nacional avalia o adiamento da entrega das declarações de Pessoa Física (IRPF) para 31 de julho deste ano. Para isso, a proposta já aprovada pelo Senado Federal ainda precisa voltar para a Câmara e depois ser sancionada pelo Executivo. Em nenhum caso o calendário de restituições será impactado, permanecendo o original.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ