Combate ao feminicídio passa a ser prioridade do governador Elmano
10/09/24 0:00

O governador Elmano de Freitas deflagrou o maior desafio de seu governo: enfrentar e derrotar as três facções - PCC, Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) - que hoje controlam o crime e elevam os índices de violência no Ceará. E reduzir os femicídios no Estado, onde o Cariri é destaque negativo. Elmano destacou, na sexta passada (06), durante a reunião do secretariado, no Abolição, uma redução na criminalidade no Ceará, mas ressaltou: “ o índice que nós queremos é combater o feminicídio no Ceará, que as pessoas possam ir e voltar do trabalho tranquilas. Temos que trabalhar muito para esse índice ser alcançado. O fato de nos últimos meses termos redução nos índices de violência é animador para trabalharmos ainda mais.”
Ciente das dificuldades impostas na segurança cearense, o governador Elmano tem agido com rigor no combatem à bandidagem. E não tem ficado apenas no discurso. Tem sido firme na guerra aberta com as facções no Ceará. E nada o demoverá de vencer essas organizações criminosas, que hoje ameaçam a nossa paz. Esse é um problema que se espalha pelos quatro cantos do Ceará. Mas, apesar das facções atuarem no Cariri, o modus operandi de seus líderes na região difere do que vem ocorrendo em outros municípios cearenses. Daí, o Governo Elmano ter uma preocupação em eliminar o feminicídio no Cariri, onde os números atuais precisam ser vencidos.

Cariri não teve ameaças de facção a candidatos
Felizmente, a região do Cariri não registrou, até agora, nenhum incidente com facções ameaçando candidatos, durante suas campanha eleitorais. Entretanto, a gravidade desse problema vivido em outras regiões do Estado é alarmante. E o governador Elmano não tem se acomodado. Ao contrário, tem adotados fortes medidas para expurgar as organizações criminosas do nosso convívio. Elmano contratou novos policiais, empossados em todas regiões do Ceará, comprou novas viaturas e as distribuiu por critérios de necessidade ao bom trabalho policial. Também equipou as polícias civil e militar, com armamentos, para os embates contra o crime, que a cada dia está melhor armado. Se no Cariri, o desafio é vencer o feminicídio, na zona Norte, o quadro de avanços das facções é muito preocupante. Em Sobral, a ex-governadora Izolda Cela já sofreu ameaça de morte pelas redes sociais e foi abordada em duas ocasiões , em bairros diferentes da cidade, com ordens dos criminosos para que deixassem o local, sob pena de sofrer consequências. A segurança de ex- governadora foi ampliada, por determinação do governador Elmano. E agora, há muito cuidado com as suas caminhadas, pelos bairros de Sobral. Quem também já sofreu ameaça foi o adversário de Izolda, deputado Oscar Rodrigues. Os dois têm sido proibidos de fazerem campanhas. Desobedecem as facções, mas há temor com esse clima de conflito entre candidatos e facções em Sobral. Esse problema de ambiente de confronto, não foi identificado em nenhuma cidade do Cariri.

Duelo de estrelas nos palanques de Juazeiro
Os candidatos Glêdson Bezerra e Fernando Santana têm apelado para a presença de políticos estaduais e até nacionais, na busca para conquistar votos dos eleitores em Juazeiro do Norte. Na semana retrasada, Camilo comandou uma grande carreata a favor da eleição de Fernando Santana. Neste último final de semana, foi a vez o ex-governador Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, prestigiarem uma carreata, que percorreu todo o município de Juazeiro do Norte, a favor de um
novo mandato para Glêdson Bezerra. Ao conceder entrevista, Ciro Gomes não escondeu o seu objetivo nessa visita ao Cariri. Disse que não é mais candidato a mais nada. Descartou concorrer novamente ao Planalto, em 2026. Contudo, avisou que enquanto tiver forças estará viajando pelo Ceará para denunciar a traição de seu irmão, senador Cid Gomes, e do ministro Camilo Santana. Alegou não ter ódio contra Cid e Camilo, apenas se opõe politicamente aos métodos do ministro da Educação. Criticou duramente a questão da violência no Ceará, responsabilizando o governo do Camilo pelos resultados atuais de violência no Estado, e como consequência a força das facções. Não poupou, dessa vez, nem o governador Elmano. Ciro Gomes assegurou que continuará visitando o Cariri, para demonstrar que suas falas possuem consistência, são verdadeiras e não são feitas por ter mágoas ou ressentimentos. Declarou que tem responsabilidade e pensa no melhor para o povo do Ceará. Além de pedir votos para a reeleição do prefeito Glêdson, Ciro e Roberto Cláudio fizeram campanhas para os candidatos Aloísio Brasil, no Crato, e Antonio Neto, em Barbalha.

Lula prepara vinda a Juazeiro antes das eleições
Quem vem ao Juazeiro do Norte, até o dia 30 de setembro, fazer campanha para estimular o crescimento da candidatura de Fernando Santana a prefeito de Juazeiro do Norte é o presidente Lula. Virá a Fortaleza para cumprir uma agenda com o candidato Evandro Leitão, e se deslocará até Juazeiro. Essa informação foi confirmada pelo líder do governo Lula, deputado José Guimarães. A data ainda está em aberto. Mas Lula virá prestigiar um comício da campanha de Fernando Santana-Maricele Macedo. Antes da chegada de Lula, Fernando Santana ganhará o reforço do ministro Camilo, que deve tirar férias do ministério da Educação, a partir do dia 16 de setembro. Com tempo, Camilo se dedicará a duas campanhas: a de Evandro Leitão, em Fortaleza, com a missão de levá-lo ao segundo turno, já em primeiro lugar nas urnas do dia 06 de outubro e a de Fernando Santana, em Juazeiro do Norte. Camilo cumprirá agendas diárias para unificar, cada vez mais, todas as lideranças já engajadas no projeto de eleger Fernando Santana prefeito. Camilo também para cuidar de promover um ambiente de confiança entre os candidatos a vereador da coligação, resolvendo todas as pendências, evitando assim, ruídos desnecessários, a uma campanha eleitoral. Camilo quer impor mais otimismo a campanha de Fernando Santana, nessa reta final. Não quer saber de outra conversa, que não seja a certeza da vitória de Fernando Santana em Juazeiro do Norte. Fernando, ao lado de Evandro Leitão, em Fortaleza, e de Janaína Farias, em Crateús, são as principais prioridades de Camilo nestas eleições. E para obter êxito, não faltará dedicação de Camilo na luta por votos.

Crise no PSB tem ameaça de desfiliação
O vereador Victor Lacerda, candidato à reeleição pelo PSB, em Juazeiro do Norte, acabou desistindo da disputa. Em seguida, declarou apoio a um candidato do PT, Barbosa Neto. A desistência causou muito desconforto no PSB, que ameaça, agora, o vereador de expulsão por infidelidade. A revolta partiu dos candidatos do partido, que viram na atitude uma traição ao PSB. Pura perda de tempo a adoção dessa medida. Vitor é suplente e assumiu a cadeira na Câmara de Vereadores, no lugar do vereador Lunga, em 2022, pelo PSD. Se filiou ao PSB na janela partidária deste ano. Victor não falou sobre os motivos da sua desistência, mas especulações apontam para a constatação da pouca chance de vitória, diante de uma chapa muito concorrida na legenda socialista. A articulação para a filiação ao PSB foi do vice-prefeito Giovanni Sampaio, que ainda não se manifestou. Por sua vez, Barbosa comemora mais um forte apoio. Victor tirou pouco mais de 1.500 votos e tem assumido uma postura de oposição ao prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). A saída de Victor significa um grande prejuízo ao PSB, no coeficiente eleitoral.
 
Candidatos a vereador detonam crise no Crato
O candidato da oposição no Crato tem um problema para resolver: uma crise detonada pelos candidatos a vereador da aliança União Brasil e PL. Os vereadores reclamam a ausência de apoio financeiro e de estrutura para desenvolver as campanhas. Esperavam participação no fundo partidário, que até agora não aconteceu. A direção estadual do União Brasil, partido de Aloísio, repassou R$ 150 mil para a campanha recentemente, como primeiro repasse prometido. Apesar da expectativa de que Aloísio ajude os candidatos para fortalecer seu nome nas bases, não há indicação de que os vereadores serão contemplados. A verba deve ficar apenas para a candidatura majoritária. O estouro dessa crise testa o poder de resolução de problemas, dos coordenadores da campanha, o ex-prefeito Ronaldo Mattos e o articulador Marcio Bilhar. Ronaldo é responsável pela zona rural e Márcio pela zona urbana. Os vereadores prometem pressionar os três: Aloísio, Ronaldo e Márcio Bilhar, sobre a garantia de uma estrutura para a campanha, que ainda não chegou. Apesar de toda essa pressão, há ainda divergência entre os candidatos, sobre se houve mesmo promessa de ajuda. Essa confusão só atrapalha a campanha do candidato Aloísio Brasil, que garante estar tudo funcionando bem em sua busca para se eleger prefeito do Crato.

Disse me disse…
Eunício Oliveira tem participado ativamente da campanha de Fernando Santana, em Juazeiro do Norte.

Tem feito avaliações otimistas, acreditando que a grande força política em torno de Fernando Santana começa só agora a apresentar resultados a favor do crescimento do nome de Fernando.

Como ministro Camilo Santana estava dedicado à campanha de Evandro Leitão, em Fortaleza, no final de semana, a secretária Onélia Santana o substituiu.

Onélia Santana está empenhada em eleger Fernando Santana prefeito de Juazeiro, tanto que cumprirá outras agendas de fortalecimento à candidatura do petista no Município.
 
Aloísio Brasil identificou em suas avaliações com o marketing de sua campanha, a existência de desgaste ao seu vice, Zé Adega.

Ciente dessa situação, a coordenação da campanha trabalha para melhorar a imagem de Zé Adega, onde foi identificado resistência ao seu nome.
 
O ex-vereador Guer teme ficar fora da disputa para retornar à Câmara do Crato. Guer está receoso de ser impugnado pela Justiça Eleitoral
 
Guer está na lista do TCE dos ficha suja. O Ministério Público Eleitoral já se manifestou favorável à impugnação.

Desculpe a ignorância, quem vencerá esse duelo em Juazeiro do Norte, de Lula versus Ciro Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ