Jornal do Cariri
Ciro culpa irmão por derrota de Roberto Cláudio
20/09/22 0:00

É difícil acreditar numa briga para valer dos irmãos Ciro e Cid Gomes, chefes da oligarquia Ferreira Gomes no Ceará. Mas, essas eleições ao Governo do Ceará provocaram, de verdade, um racha entre os FG. Ciro só tem ao seu lado Lúcio e Lia Gomes. Cid e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, não o seguiram em sua decisão de lançar e apoiar à candidatura de Roberto Cláudio a governador. Preferiam à reeleição da governadora Izolda Cela. Como não emplacaram Izolda, tanto Cid quanto Ivo ficaram neutros. Ciro tem dito a aliados fiéis, como o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que a situação eleitoral de Roberto Cláudio só não é melhor porque Cid tem articulado adesões à campanha de Elmano Freitas e aderiu, junto com Ivo, à candidatura de Camilo senador. Sempre ofensivo em suas declarações, Ciro já revelou ter sido apunhalado pelas costas e não vim ao Ceará para não instigar sua mágoa com os traiçoeiros. Esse recado não é apenas para Izolda e Camilo. É principalmente para Cid Gomes. Ciro não para de repetir que tudo que Cid conquistou na política foi graças a ele. E nunca o poderia ter traído. Deveria estar no palanque de Roberto Cláudio. Cid reage com uma brincadeira de sua infância: nem escuto, a zoada da mutuca.


Pesquisas mostram quem irá ao 2º turno

Faltando apenas 12 dias para as eleições, os três candidatos ao Governo do Ceará - Elmano Freitas, Roberto Cláudio e Capitão Wagner - vivem uma semana de muita expectativa: na quinta (22), serão publicadas duas novas pesquisas. O Sistema Verdes Mares divulga o IPEC, antigo Ibope. No mesmo dia, o jornal OPOVO, traz a enquete do IPESPE, realizada pelo professor Antônio Lavareda. A expectativa que movimenta a corrida eleitoral é saber quem são os 02 nomes que irão ao 2º turno. O Instituto Paraná - Jornal do Cariri/ CN7/ Rede Plus FM, publicará nova pesquisa no próximo dia 28. Na última pesquisa, do Instituto Paraná, Capitão Wagner já garantia uma das vagas. E a outra estava sendo disputada com uma diferença de 01 ponto percentual entre Roberto Cláudio e Elmano. Essas três novas pesquisas prometem elevar a tensão eleitoral na campanha dos três candidatos. Todos sustentam estarem na disputa, e não admitem ficar fora do 2º turno. Mas, só dois conseguirão. O desempenho dos três postulantes no Cariri é essencial para o êxito de continuar na luta pelo Abolição.

Guerra de candidatos em Juazeiro do Norte

Afunilou a disputa pelos votos de Juazeiro do Norte entre os candidatos a deputado federal. O atual cenário eleitoral mostra um confronto entre Arnon Bezerra e Yuri do Paredão, concorrendo para ser o mais votado no Município. Atrás, tentando entrar nessa briga, aparecem Nelinho Freitas e Tarso Magno. Dos 04, quem tem melhores chances hoje de estar na relação de 22 deputados federais eleitos pelo Ceará é Yuri do Paredão. Enquanto Arnon luta contra André Figueiredo, Leônidas Cristino e Eduardo Bismark, por uma vaga no PDT, Nelinho Freitas no MDB e Tarso Magno no PP, fazem contas para os seus partidos não só atingirem o quociente eleitoral - ter um pouco acima de 200 mil votos - e alcançarem uma boa sobra para favorecer a eleição de ambos. A situação de Nelinho é mais confortável no MDB. Não tem adversário. Por sua vez, Tarso Magno disputa com o candidato Rafael Branco, cuja base é também o Cariri, a vaga de 2º mais votado no PP. As emoções crescem nesses dias finais de campanha.


Giovanni declara apoio total a Nelinho


Insatisfeito com a decisão do prefeito Glêdson Bezerra em apoiar o ex-vereador Tarso Magno (PP) na disputa para federal, o vice-prefeito Giovanni Sampaio foi na direção contrária e declarou apoio a Nelinho Freitas (MDB). Giovanni tentou a articulação junto a Glêdson, pedindo que o acompanhasse, sob o argumento de trazer Nelinho para perto em 2024. Na base de Glêdson, a maioria das opiniões foi no sentido contrário da ideia de Giovanni, o que motivou o apoio a Tarso Magno. Glêdson e seu grupo avaliaram ser melhor enfraquecer os possíveis adversários para 2024 em Juazeiro do Norte. E Tarso seria o nome para fazer esse embate. Ainda não se fala em crise, mas os rumores de rompimento entre prefeito e vice de Juazeiro são inevitáveis. Apesar das especulações, Glêdson e Giovanni continuam aliados. Entusiasmado, Giovanni sustenta que Nelinho Freitas será eleito deputado federal.

Argemiro e Rommel com força em Barbalha


Fora das eleições por impedimentos da Justiça Eleitoral, o ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, mostrou muita vitalidade política em evento para receber o candidato a governador pelo União Brasil, Capitão Wagner, na quinta-feira (15). Uma caminhada pelas principais ruas, que culminou com um comício, atraiu uma multidão de militantes e simpatizantes. Wagner agradeceu e avaliou ter sido um dos maiores eventos da campanha até agora. Garantiu que Argemiro não será deputado, mas estará ao seu lado para governar o Ceará. Para Rommel e Argemiro é questão de honra que Capitão Wagner seja o mais votado em Barbalha. Depende desse desempenho de Wagner, o enfrentamento para a disputa em Barbalha em 2024. No discurso, Argemiro disse que continua sendo a base da oposição no Cariri e estará de volta a política na próxima eleição.


Fernando desabafa contra traíras do PT


O retorno do ex-prefeito Zé Leite ao cenário político em Barbalha trouxe à tona uma crise interna esquecida. Zé Leite está coordenando a campanha de Leitão Moura no Município, concorrente direto de Fernando Santana. Zé Leite já tinha se recusado a apoiar à reeleição de Fernando. Na inauguração do Comitê, durante a semana, Fernando desabafou dizendo que perdeu a eleição de 2016 para a “inveja e a traição” dentro do seu próprio partido. Não citou nomes, mas todos entenderam o recado. Zé Leite tem repetido que está empenhado em dar uma boa votação para Dr. Letão. No grupo de Zé Leite há uma insatisfação com o prefeito Guilherme Saraiva, ligado a Fernando. Já Fernando, prepara a entrada de Guilherme no PT para mostrar a Zé Leite que o
partido já tem candidato em 2024. Fernando Santana é uma das maiores lideranças do Cariri. Está muito fortalecido com Elmano Freitas.


Disse me Disse:


Candidato Camilo Santana endossou e ficou muito feliz com decisão do prefeito Glêdson Bezerra apoiar Tarso Magno: ajuda o PP ter 200 mil votos e reeleger AJ Albuquerque.

Contra todas as previsões, Nelinho Freitas aposta que o MDB eleja dois deputados federais: Eunício Oliveira e ele próprio.

Em Juazeiro do Norte, no sábado, Cid Gomes fez questão de se distanciar de polêmicas e dos candidatos ao governo, Elmano Freitas e Roberto Cláudio.

No adesivaço em frente ao shopping, Cid adesivou para Ciro, ao lado de Arnon e Dr. Leitão Moura.
À noite, Cid foi ao Crato para uma caminhada ao lado de Dr. Leitão, no bairro Seminário. A carreata de Roberto Cláudio atrapalhou o evento.

Cid Gomes acredita que possa unir Roberto Cláudio e Elmano no 2º turno. Será uma missão impossível. Ressentimentos entre candidatos do PDT e PT, quase que intransponíveis.

Desculpe a ignorância,
os irmãos Ciro e Cid Gomes irão se recompor no 2º turno, com Ciro e PDT defendendo neutralidade nas eleições e Cid apoiando Lula?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ