Jornal do Cariri
Cid não aceita candidatura de Bender
Donizete Arruda
08/09/20 0:00

O senador Cid Gomes abandonou as articulações para a corrida eleitoral em Fortaleza e passou a se dedicar, de corpo e alma, à sucessão de Juazeiro do Norte. Sua determinação é atropelar a candidatura de Gilmar Bender, em todas as frentes políticas e partidárias, no Estado e em Brasília. Cid, com a ajuda do irmão Ciro Gomes, voltou a pressionar o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para não dar legenda a Bender. Lupi havia garantido o partido para Bender. O assunto voltou à discussão. Outras frentes de batalha foram deflagradas por Cid: retirar o apoio a Bender, do PSD, do PL, do PCdoB e fortalecer o palanque de Arnon com o retorno de antigos aliados, tais como a ex-deputada Ana Paula Cruz, do PSB, além de fazer as pazes do prefeito Arnon com o PT de Manoel Santana.

Vale tudo para trazer apoios a Arnon

O esforço de Cid para cacicar à reeleição do prefeito Arnon é incontestável. É um atropelamento político inimaginável o que vem se presenciando nas eleições de Juazeiro. O PSD de Normando Sóracles e Giovanni Sampaio, por decisão do presidente regional Domingos Filho, se prepara para lançar candidato. Tanto Normando quanto Giovanni não aceitam essa tarefa. Mas, a ordem do PSD abandonar Bender gerou uma guerra dos FGs com Domingos Filho, a ponto do PT passar a apoiar à reeleição do prefeito Fred Rego, do DEM, em Tauá, em detrimento da candidatura da deputada estadual Patrícia Aguiar, esposa de Domingos. PT aliado ao DEM, ninguém nega que é esquisito. E o recado foi ainda mais duro: se o PSD não deixar Bender, o PDT rompe com Patrícia e adere a Fred Rego, como também não apoiará ao prefeito Naumi Amorim, do PSD, em Caucaia. Cid quer o PSD com Arnon, ou no máximo com candidato próprio.

Camilo chama PT para aderir a Arnon

A convenção do PT de Juazeiro está marcada para o dia 13. Mas, antes, Manoel Santana e seu filho Gabriel têm uma reunião fechada com o governador Camilo Santana, nesta terça-feira (8), para mudarem de ideia e anunciarem apoio à reeleição do prefeito Arnon Bezerra. É um reforço de Camilo ao projeto de Cid de reeleger o prefeito Arnon. Na conversa franca que terão, Manoel Santana ganhará a vaga de vice-prefeito de Arnon para Gabriel. O vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Guimarães, já endossou essa virada de rumo dos petistas nas eleições de Juazeiro. Afinal, não há dúvidas que o Governador irá convencer Manoel Santana a votar em Arnon, apesar dos atritos familiares que eles tiveram em passado recente.

Élcio prepara intervenção no PSB

Élcio Batista, ex-secretário de Governo, esteve em Juazeiro do Norte no fim de semana, em uma missão confidencial dada pelo senador Cid Gomes, com aval do governador Camilo. Nessa passagem, Élcio convocou as lideranças para analisar a sucessão do prefeito Arnon Bezerra. Élcio teria se reunido, entre a noite da sexta-feira e a madrugada de sábado, com a pré-candidata do PSB, Ana Paula Cruz. Sua presença aponta para a tentativa da retirada do nome da ex-deputada do páreo eleitoral. O pedido feito: Ana Paula retornasse à base do prefeito Arnon Bezerra. Ana Paula Cruz resistiu. A rejeição a Arnon é enorme entre os líderes políticos juazeirenses. Porém, a recusa de Ana Paula deve custar caro: a perda da legenda. A direção municipal do PSB negou a existência do encontro e a consequente pressão com ameaça de tomar o partido. Segundo o PSB de Juazeiro, Ana Paula continua pré-candidata com o apoio do DC e PTC. A direção municipal dos três partidos são comissões provisórias. Fácil de mudar a direção. Ana Paula alega contar com o respaldo do presidente regional, deputado federal Denis Bezerra. Denis entre Ana Paula e Cid, fica com o senador.

PCdoB todo dividido em Juazeiro

A direção do PCdoB em Juazeiro do Norte rachou. E o racha implodiu a sigla. Tudo devido às pressões do senador Cid Gomes para fazer os comunistas voltarem aos braços do prefeito Arnon Bezerra. Oficialmente, a divisão é sobre conflitos sobre a política de alianças. O partido mantém a pré-candidatura do professor Aurélio Matias à Prefeitura, porém o dirigente Germano Lima defende que o partido faça acordo eleitoral com o pré-candidato do PDT, Gilmar Bender, pois o PT não terá candidatura própria e não há sentido no PCdoB não participar do bloco de oposição visando derrotar Arnon. Contudo, Aurélio não quer o PCdoB coligado com Bender, sem negociação com a ala histórica do partido. Desculpa. Aurélio cumpre ordens da direção estadual de levar o PCdoB para o palanque de Arnon. Hoje, Germano está à frente dessas negociações entre PCdoB e PDT. Na verdade, por detrás dessa briga está o medo dos comunistas de desagradarem a Cid, que quer o PCdoB em Juazeiro com Arnon.

Arnon garante que não há veto ao PT

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, publicou uma resolução proibindo os diretórios municipais de fazerem coligações este ano com o PSDB, o DEM e os partidos do Foro de São Paulo: PT, PDT, PSB, PSOL, Rede, PCB, PCO. Com essa norma, Arnon fica impedido de fazer aliança com o PT, como quer o senador Cid Gomes, trazendo ainda para seu palanque o PSB, PCdoB e DEM, além do PDT, se vencer a queda de braço com Gilmar Bender. Preocupado com a repercussão desse veto imposto por Roberto Jefferson, Arnon assegurou a Cid e ao governador Camilo ter recebido autorização do presidente nacional do PTB para se unir com todos os partidos que facilitem a conquista de um novo mandato. Se isso vier a ocorrer, Arnon fica forte. Caso contrário, todo esforço de Cid terá sido inútil.

Nelinho tenta dar rasteira em Glêdson

O pré-candidato do PSDB, Nelinho Freitas, resolveu jogar bruto para viabilizar sua candidatura. A coordenação política de Nelinho teve pelo menos duas conversas com Raimundão. Nelinho se diz animado para conseguir a adesão do ex-prefeito Raimundo Macedo. Nelinho ofereceu a Raimundão o que Arnon e Bender não cederam, a vice e a prioridade da candidatura de Davi na eleição estadual, além de estrutura para os pré-candidatos de Raimundão à Câmara de Vereadores. Outra manobra de Nelinho foi procurar Capitão Wagner, na segunda (7), após a convenção que homologou sua candidatura à prefeito de Fortaleza, para retirar o PROS do palanque de Glêdson Bezerra. O esforço não deu certo. Mas, Nelinho não desistiu.

Disse me disse...

O PL de Juazeiro não vota em Arnon. Mesmo com pressões. Sondado por Arnon Bezerra, Gilmar Bender e Glêdson, o partido está disposto a seguir sozinho.

Prepara o lançamento da candidatura de Juarez Saraiva. Esse caminho ainda está sob exame, pois senador Cid quer o PL com Arnon.

Senador Cid Gomes conversou com direção regional do PL cearense sobre apoio a Arnon, mas as resistências foram insuperáveis, daí o plano b: candidatura própria.

O PSOL vai de chapa pura para as eleições deste ano. Demontieux Fernandes e Franco Duarte devem ser confirmados em convenção no dia 12.

Demontieux até tentou conversar com PT e PCdoB, mas não houve aproximação dos partidos de esquerda. Psol vai sozinho.

Camilo teve um tête-a-tête com presidente regional do PSD, Domingos Filho, para resolver a desunião na base governista no Crato.

Desejo do Governador é a retirada da candidatura de Zé Adega e apoio à reeleição do prefeito Zé Ailton.

Zé Adega está resistindo. Mantém sua candidatura. Se não puder ser candidato, ameaça lançar o filho.

Como se nota, a tensão está sendo a marca nas definições dos candidatos a prefeito em Juazeiro e Crato.

Desculpe a ignorância, senador Cid Gomes conseguirá tratorar todos os candidatos a prefeito de Juazeiro para garantir à reeleição de Arnon Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ