Jornal do Cariri
Cid Gomes tem criado problemas para contestar liderança de Camilo
19/03/24 0:00

É estranha a atitude do senador Cid Gomes em contestar a liderança do ministro da Educação, Camilo Santana. Senão vejamos: Camilo moveu montanhas para manter o controle do PSB do Ceará, inclusive implodindo uma futura federação nacional entre o PDT e PSB. Camilo barrou que o PSB apoiasse à reeleição do prefeito José Sarto, evitando uma desmoralização de Cid Gomes no seu embate contra o irmão Ciro Gomes, e o PDT. Essas vitórias de Camilo para favorecer Cid continuaram: mesmo com resistências do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, Camilo conseguiu filiar Cid Gomes, numa grande festa promovida com aval de Camilo, filiando dezenas de prefeitos ao PSB, para reerguer politicamente o senador, que fora humilhado pelo PDT. Não parou por aí. Camilo abriu espaço para Cid Gomes em Brasília, e deu sinais de que poderia apoiar a sua reeleição ao Senado em 2026. Apesar de tantas demonstrações públicas de lealdade, gratidão e respeito, Cid Gomes apunhalou Camilo. Como tem mágoa do presidente da Alece, Evandro Leitão, que se filiou ao PT, por orientação do ministro da Educação, e não o seguiu para o PSB, Cid está tramando contra o candidato de Camilo a prefeito de Fortaleza. Veta Evandro e quer que a vaga de candidato do PSB. Camilo não gostou. E não esconde estar chateado com Cid Gomes. Esse comportamento não é de aliado.

Corrida do TRE-Ceará para 2º turno em Juazeiro
O esforço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, para assegurar a realização do segundo turno em Juazeiro do Norte, é crescente. Na última contagem feita, Juazeiro tem 189.534 eleitores. Está faltando conseguir 10.466 novos eleitores, para completar o número de 200 mil, e ser assim o terceiro município cearense a realizar eleições com dois turnos. O prazo para alcançar essa meta é 08 de maio. Até essa data, a Justiça Eleitoral está empenhada em conseguir novos eleitores. Não é uma tarefa fácil. Nos últimos 15 dias, foram inscritos um pouco menos de 2 mil novos eleitores. Se esse ritmo for mantido, de mil novos eleitores por semana, Juazeiro não chegará aos 200 mil eleitores e não terá segundo turno. A previsão é que fique faltando entre 03 e 04 mil eleitores para cumprir a exigência legal no número de eleitores. Para conseguir, tem de dobrar a quantidade de novos eleitores que vem obtida nas últimas semanas. Não é uma tarefa fácil. Há a necessidade de engajamento entre os candidatos a prefeito. E um empenho deles para conquistar os jovens a se inscreverem, ficando aptos a votarem em outubro. A dúvida sem respostas: qual é o real interesse dos candidatos a prefeito em mudar as regras eleitorais das eleições em Juazeiro do Norte, com a implantação do segundo turno. Só terá segundo turno, com uma ampla mobilização. Caso contrário, segundo turno em Juazeiro do Norte só acontecerá nas eleições de 2028.

Fernando tem apoio dos pré-candidatos do PT

Depois de rejeitar prematuramente o lançamento oficial da sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte, no próximo dia 23, o deputado estadual Fernando Santana iniciou as tratativas com o PT para se viabilizar candidato. Tudo com muito diálogo e sem pressa. Nada de atropelos. Disse que não confirmava o lançamento para o dia 23, sabiamente, porque quer construir dentro do PT, internamente, antes de marcar o lançamento de sua candidatura. Na reunião do diretório municipal do partido, na sexta-feira (15), Fernando apenas se colocou como “soldado do partido” para qualquer missão, inclusive ser candidato em Juazeiro. Mas, falou antes em fortalecer o partido para fazer o enfrentamento contra o prefeito Glêdson Bezerra. Na reunião, Fernando recebeu o apoio de Bernardo Neto, Lucildo Leite e Paulo Emílio. Eles garantiram que retiram as suas pré-candidaturas, caso Fernando seja o candidato. Outros nomes como Vanda Rosendo e Iris Tavares querem conversar um pouco mais. Fernando saiu satisfeito ao perceber o PT unido ao redor do seu nome. Agora, o desafio agora é aprofundar as tratativas com os pré-candidatos da base do governo.

Glêdson ameaça revelar interesses contrariados
Investigado por possíveis irregularidades no contrato do lixo de Juazeiro do Norte, com direito a operação do MP do Ceará, o prefeito Glêdson Bezerra passou a semana dando entrevistas em sua defesa. Se defendeu, mas, também, partiu para o ataque. Em uma dessas entrevistas, Glêdson disse que estava sendo perseguido por quem teve seus interesses contrariados no contrato da empresa MM Serviços. E garantiu ter como provar suas acusações. Falou de aluguéis fraudulentos de caçambas e tratores que foram cortados. Disse que tudo será esclarecido, que tem provas e que já as entregou ao Ministério Público. Pediu que a Justiça acelere o passo para que tudo seja esclarecido sobre os interesses por trás do contrato do lixo. “Tem máquina que não rodava e recebia o dinheiro do mesmo jeito”, disse o prefeito, para justificar os R$ 4,5 milhões do contrato anterior. Essa defesa feita por Glêdson tem repercutido na classe política, que aguarda a apresentação das provas dessas denúncias.

Vereadores do PT no Crato ameaçam deixar o partido
As recentes ações do vereador Pedro Lobo, que se vangloria de ter o controle do PT cratense, tem afastado filiados e militantes do partido. Os vereadores Tancredo e Lurdes de Carlim ameaçam deixar o PT, motivados pelas recentes investidas de Pedro Lobo, que contrariaram a bancada e a direção do partido. Além do vereador Luís Carlos, com filiação já anunciada, Pedro Lobo convidou Jales Veloso, adversário ferrenho da gestão Zé Ailton Brasil(PT) e da própria bancada na Câmara. Tancredo e Lurdes procuraram o prefeito Zé Ailton para resolver a questão. Querem que ele encontre outro partido da base para acomodá-los. O presidente Maurício Ribeiro, mesmo eleito por Pedro Lobo, também está incomodado com a postura e tem garantido que o diálogo passará por ele. Maurício tenta reverter a saída dos vereadores, afirmando que Pedro Lobo não é o dono do partido. Cientes da crise, MDB e PSDB formalizaram convite a Tancredo e Lurdes, que, até agora, não demonstraram interesse em sair da base aliada.
 
Eunício não abre mão de concorrer ao Senado
Sabedor que o líder do Governo Lula, José Guimarães, é candidato a uma das duas vagas de senador, na futura chapa do governador Elmano de Freitas, o deputado Eunício Oliveira trabalha para ser o outro candidato. Sabe que essa indicação não é simples, pois há outros dois pretendentes: o atual senador Cid Gomes, e o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa. Ambos querem o mesmo lugar pretendido por Eunício. Diante desse confronto, nem Elmano nem Camilo Santana se dispõem, corretamente, a antecipar essa briga, anunciando quem serão os escolhidos. A tática usada é aconselhar que interessados trabalhem para se viabilizarem. E é o que fez o presidente do MDB-Ceará, Eunício Oliveira, no último final de semana no Cariri. Eunício filiou três prefeitos no partido: Chico Clementino, de Granjeiro, que disputará à reeleição; Fábio Pinheiro, em Porteiras; e Cícero de Deus, de Araripe. Além de prefeitos, Eunício filiou vice-prefeitos, como Kleber Freitas, também de Granjeiro, e uns 20 vereadores em todo o Cariri. Eunício ainda reuniu importantes lideranças políticas da região, quando declarou todo apoio à candidatura de Davi de Raimundão à prefeitura de Juazeiro do Norte. Davi ficou satisfeito em saber que tem o MDB disponível para ser candidato à sucessão do prefeito Glêdson. Mas, quer conversar com o Abolição, antes de definir se entra na corrida pela prefeitura juazeirense.

Disse me disse…
Fernando Santana conversou demoradamente, no último sábado (16), com o colega de Alece, Davi de Raimundão.

A pauta foi única: eleições em Juazeiro do Norte. Davi só quer ser candidato, se tiver o aval do Fernando Santana. Isso, se as eleições forem em dois turnos.

Com turno único, dificilmente a base do governo Elmano marchará dividida para enfrentar o prefeito Glêdson.
 
O MDB do Crato deve mesmo ficar com o ex-vereador Pedro Alagoano. O convite do PT ao vereador Luís Carlos, acabou extinguindo a articulação.
 
Luís Carlos queria o comando do MDB e chegou a articular, com o deputado federal Yury do Paredão, em quem deve votar em 2026.
 
Na passagem pelo Cariri, Eunício Oliveira reuniu sua base em Juazeiro. Estavam lá Davi, Capitão Vieira, Nelinho, outros três vereadores e lideranças.
 
Eunício está decidido a enfrentar José Guimarães na corrida pelo Senado. Garantiu a legenda para Davi de Raimundão ser candidato a prefeito.

Desculpe a ignorância, por que o senador Cid Gomes vive a contestar a liderança do ministro Camilo no Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ