Jornal do Cariri
Cid Gomes dividido entre apoio a Glêdson e lealdade a Camilo
07/11/23 0:00

O dilema do senador Cid Gomes, sobre o caminho político que seguirá nas eleições de Juazeiro do Norte, só estará resolvido em junho do ano que vem, após as convenções partidárias. O drama de Cid é grande: honra a palavra empenhada com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e apóia à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra, ou se rende ao seu compromisso político e pessoal com o ministro Camilo Santana, e fica no seu palanque, apoiando o candidato dele e do governador Elmano de Freitas em Juazeiro do Norte, que hoje seria o vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana. Com as mãos na cabeça, Cid Gomes está de saída do PDT. Essa decisão de sair é inevitável. A filiação ao PSB, presidido no Ceará por Eudoro Santana, era seu desejo natural. Mas, esbarra na federação que o próprio PSB trabalha para firmar com o PDT. O presidente nacional socialista, Carlos Siqueira, confirmou essa junção a Camilo. Não soube precisar apenas a data do anúncio. Com essa possibilidade sendo real, Cid Gomes não tem como se filiar ao PSB. Sobrou apenas o Podemos. E se Cid Gomes quiser mesmo entrar no partido, Renata Abreu exige que ele esteja ao lado do prefeito Glêdson, no seu palanque em 2024. Se ficar ao lado do prefeito de Juazeiro do Norte, Cid Gomes estará traindo a amizade a Camilo Santana e ao governador Elmano, comprometendo a sua candidatura à reeleição ao Senado em 2026. Sem partido forte, Cid Gomes só conta com o respaldo de Camilo para sonhar em se reeleger senador. Cid Gomes está numa encruzilhada política.

Cerco a Cid Gomes comandado por André

O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, não perdoa as grosserias do senador Cid Gomes. Assim, marcou para esta quarta (08), às 18horas, uma reunião da executiva nacional pedetista para confirmar a intervenção no partido no Ceará. A intervenção no Ceará é uma unanimidade. Aprovada e confirmada, a medida esvazia o encontro organizado por Cid Gomes do diretório do PDT cearense, marcado para quinta (09). Há outro problema para Cid Gomes. Ainda não há um consenso, mas crescem internamente no PDT as chances da sugestão de propor a expulsão de Cid Gomes, se ele insistir em permanecer no partido. Contudo, já é majoritária no PDT a posição de que Cid Gomes atrapalha e expõe o partido, e não tendo  mais condições de se manter na liderança no Senado Federal. Cid Gomes  insiste em manter esse confronto interno no PDT. A maioria de seus aliados, entre os 04 deputados federais e os 13 estaduais, discorda do senador e defende que esse conflito se encerre, com a sua saída do partido, pela porta da frente. Esses 17 parlamentares estão cientes que sem carta de anuência, deixar o PDT, agora, é muito arriscado e pode significar a perda de seus mandatos por infidelidade partidária. Desse modo, Cid Gomes deixaria o PDT ainda em 2024, e os deputados só sairão da legenda na janela partidária de 2026. Para seus aliados disputarem às prefeituras no ano que vem, Cid Gomes, juntamente com Camilo e Elmano, trabalhariam alguns partidos para abrigar os prefeitos e os novos candidatos ligados a ele. Não está fácil a vida política de Cid Gomes. Virou inimigo do irmão Ciro Gomes e adversário ferrenho do presidente nacional do PDT, André Figueiredo.

Davi e Arnon intensificam a campanha em Juazeiro

Licenciado, o deputado estadual Davi de Raimundão e o ex-prefeito Arnon Bezerra invadiram às ruas de Juazeiro do Norte, de olho na sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. Os dois pré-candidatos governistas se encontraram durante uma visita à Federação das Associações de Juazeiro do Norte. As duas agendas estão sendo intensificadas em busca de viabilidade eleitoral. A dupla é avaliada como boa opção da base do governador Elmano de Freitas, se a candidatura do deputado Fernando Santana não prosperar. Davi e Arnon até chegaram a conversar sobre a política em Juazeiro, mas ainda não chegaram a um consenso e devem continuar intensificando seus encontros, separadamente. De licença da Assembleia Legislativa, Davi de Raimundão aumentou ainda mais a rotina de visitas e participação em eventos. Lideranças ligadas ao ex-prefeito Raimundo Macedo, pai de Davi, garantem que o grupo não aceitará uma decisão sobre quem será o candidato a prefeito, sem a sua presença. Arnon também tem reivindicado estar na mesa que decidirá os nomes da chapa. Arnon sonha dia e noite com a revanche contra o prefeito Glêdson Bezerra.

Fernando agradece a Domingos Filho pelo apoio

Mesmo sem admitir ser pré-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana (PT) agradeceu ao apoio declarado pelo presidente estadual do PSD, Domingos Filho, para uma possível disputa às eleições municipais de 2024 em Juazeiro do Norte. O PSD se manterá firme na base do Abolição,  desde que o candidato à prefeito seja Fernando Santana. Essa garantia foi dada por Domingos Filho, durante entrevista na Assembleia do Ceará. Fernando Santana é o único nome da base em Juazeiro que consegue unir todas forças políticas do Município para enfrentar à reeleição do prefeito Glêdson, disse Domingos Filho. Caso Fernando Santana não seja o candidato da base de Elmano e Camilo, Domingos Filho deve discutir uma participação do PSD na chapa majoritária. Domingos não garante apoio automático, se o candidato for, por exemplo, o vice-prefeito Giovanni Sampaio. Será necessária muita conversa, pois há mágoas depois de Giovanni ter trocado o PSD pelo PSB este ano. E em 2022, o mesmo Giovanni desistiu da disputa de deputado federal, comprometendo o desempenho eleitoral do partido. O PSD guardou esses ressentimentos.

Ex-prefeitos insistem em organizar a oposição

Os ex-prefeitos do Crato, Ronaldo Mattos e Zé Adega, devem partir em busca de apoio na oposição estadual para as eleições de 2024. Os dois preparam uma viagem a Fortaleza, para uma articulação junto ao senador Tasso Jereissati, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o ex-deputado federal Capitão Vagner. Os ex-prefeitos querem discutir uma aliança com PDT, PSDB e União Brasil, para escolher o nome da oposição, que está indefinido. Nesse grupo, discutem com Ronaldo e Zé Adega, o vereador Lucas Brasil e o ex-candidato a prefeito Aloisio Brasil. A oposição se fragilizou com o anúncio do ex-prefeito Samuel Araripe, de se afastar da política em definitivo e, também, com os recuos do vereador Pedro Lobo e do presidente da Câmara, Florisval Coriolano. Ambos não devem abandonar a base do prefeito Zé Ailton Brasil.

Cariri se prepara para cursar o ITA no Ceará

A passagem do ministro Camilo Santana pela Educação já deixou - nesse período de 10 meses - uma marca eterna para o povo cearense. O ministro Camilo anunciou, nesta segunda (06), durante reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE), a vinda do presidente Lula ao Ceará, no mês de dezembro, para assinar o decreto que vai oficializar o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no nosso Estado. O ITA, unidade Ceará irá funcionar na antiga Base Aérea de Fortaleza. O ministro Camilo informou que as reformas na Base Aérea de Fortaleza para receber o ITA no Ceará serão realizadas pelo Governo do Estado. A previsão é que o início das obras aconteçam no primeiro semestre do próximo ano. Para a realização das obras, o Governo Lula repassará recursos ao Governo Elmano, que ficará responsável pela execução das reformas. “A partir do momento que assinamos o termo de cooperação, caberá ao Governo do Estado licitar as obras. Espero que já comecem no início de 2024”, disse Camilo Santana. Outra informação dada de primeira mão por Camilo foi a abertura de um concurso público para contratação de professores para os campi do ITA, no Ceará e em São Paulo. “O ITA fez um estudo pras necessidades não só de São Paulo, mas do Ceará”, anunciou o ministro da Educação. Camilo, todavia, não disse o número de vagas que serão abertas para o ITA do Ceará. Agora, os estudantes do Cariri - que quiserem cursar o ITA - não precisarão mais se deslocar para São Paulo. Podem estudar em Fortaleza, numa universidade que é referência de qualidade no Brasil.

Disse me disse:

No PSB de Juazeiro, começa a ganhar corpo a disputa entre Giovanni Sampaio e Carlos Macedo. Os dois disputam a indicação do partido para 2024.

Giovanni e Carlos Macedo sabem que a possibilidade de candidatura é remota, mas sonham com a desistência de Fernando para se credenciarem.

Se não for fechada a federação do PSB com o PDT para as eleições de 2024, o PSB de Juazeiro fica sob o controle de Giovanni Sampaio.

 O novo PCdoB em Juazeiro do Norte está pressionando a federação. Em reunião com o PV, os comunistas deixaram claro: não aceitarão imposição.

PCdoB e PV decidiram que querem estar na mesa que definirá o candidato da federação. Pode até ser do PT, mas tem que conversar. O PT já chamou.

Essa pressão do PCdoB para ter protagonismo é em vão. Quem decidirá o candidato do PT em Juazeiro, será o ministro Camilo Santana, ouvindo os petistas.

Desculpe a ignorância, o senador Cid Gomes vai voltar atrás no apoio à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ