Chuvas causam três mortes no Cariri em fevereiro
Acidentes trazem à tona necessidade de planejamento dos municípios
Foto: Fabiane de Paula
Natália Alves
05/03/24 8:00

Das cinco pessoas que morreram no Ceará, em fevereiro, por problemas causados pelas chuvas, três foram no Cariri. As fortes precipitações causaram desabamentos, afogamentos e abriram crateras nas principais cidades do Estado. No Cariri, três pessoas faleceram em decorrência destes transtornos: no dia 18, Antônio Rafael Santos Pinheiro, de apenas quatro anos, morreu após ser atingido pelo desabamento de um toldo, em Crato, enquanto chovia; além disso, a cantora Marcinha Sousa e seu marido, conhecido como Ivan da Van, morreram afogados enquanto seu veículo foi arrastado numa passagem molhada, em Jardim.

Além das mortes, os municípios caririenses sofrem com problemas estruturais. Em Juazeiro do Norte, uma cratera se abriu num trecho da Avenida Padre Cícero e engoliu um veículo que transitava pelo local. Ainda no município, outra cratera se formou na Rua Dr. Floro Bartolomeu, na última sexta-feira (01).

Os alagamentos, desabamentos e mortes trouxeram à tona a necessidade de planejamento para as chuvas previstas para os próximos meses. Em Crato, a prefeitura tem intensificado a poda de árvores em vias e praças, para evitar a queda de galhos frondosos, dentre outros acidentes. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) tem publicado, diariamente, boletins com informações sobre as condições de trafegabilidade nas rodovias estaduais, a fim de garantir a segurança dos condutores. “Se a rodovia está sinalizada, se há bloqueio, a gente pede aos condutores que respeitem a determinação, que evitem os riscos”, explica o superintendente do órgão, Quintino Vieira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ