Jornal do Cariri
Cartão de vacinação pode passar ao formato digital
Projeto que aguarda votação, prevê que todas as informações sobre as vacinas aplicadas no paciente disponibilizadas em uma plataforma digital.
Foto/Reprodução: Rádio Geração
Luan Moura
30/11/20 19:00

Está em análise no Plenário o Projeto de Lei (PL) que determina o registro eletrônico do histórico de vacinações administradas em serviços de saúde públicos e privados, além de assegurar o acesso dos usuários a essas informações. O projeto, de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que aguarda votação, prevê que todas as informações sobre as vacinas aplicadas no paciente sejam registradas e disponibilizadas para ele consultar em uma plataforma digital. Esse ambiente virtual servirá como um cartão digital de vacinação, em que, caso necessite, o paciente emitir o atestado de vacinação (AV).

O Senador compreende que o tipo de comprovação pela qual é realizada está ultrapassada, frente aos avanços tecnológicos e ao uso intensivo de ferramentas de comunicação digital no cotidiano das pessoas. Levando em consideração a atual pandemia que o país encontra-se, este formato poderá auxiliar na vacinação contra a Covid-19. “Mas, para isso, é necessário que elas saibam que vacinas já receberam, o que será facilitado pelo cartão digital de vacinação, acessível a partir de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, como um smartphone. O uso dessa ferramenta também será importante no momento em que nos aproximamos da possível imunização em massa contra a covid-19, que terá toda a população brasileira como público-alvo”, defende Acir Gurgacz na justificativa da proposição.

Com informações da Agência Senado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ