Cariri recebe Bolsonaro esta semana
23/06/20 0:00

O presidente Jair Bolsonaro desembarca, nesta sexta-feira (26), no Aeroporto Orlando Bezerra. De Juazeiro, de helicóptero, se desloca até a cidade de Penaforte, onde irá inaugurar a obra da transposição do rio São Francisco. Bolsonaro visita Juazeiro e o Cariri nesse momento tão delicado de pandemia da covid-19. O prefeito Arnon Bezerra deve aproveitar a inesperada ocasião e tentar, junto ao Governo Federal, para conseguir mais respiradores e até mesmo medicamentos tão necessários numa época que o coronavírus avança nas estatísticas em Juazeiro do Norte. Arnon não pode se comportar como um prefeito que só sabe reclamar, mas precisa usar os líderes nacionais do Centrão, grupo que o filho, deputado federal Pedro Bezerra, faz parte, para conseguir benefícios para Juazeiro.

Agenda de Bolsonaro inclui Iguatu

Depois de entregar à população do Nordeste a sonhada transposição das águas do rio São Francisco, o presidente Bolsonaro tem um novo compromisso agendado: inaugurar um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, em Iguatu. O objetivo dessa inauguração é prestigiar o deputado estadual André Fernandes, de saída do PSL para o Aliança do Brasil. Lá, Bolsonaro pretende fazer um pronunciamento em defesa de André, que está ameaçado de ter seu mandato suspenso pela Assembleia Legislativa. Esse apoio de Bolsonaro a André Fernandes pode ter o efeito de salvá-lo no Legislativo. Reduzindo sua punição para uma advertência pública. Hoje, a tendência é a suspensão de seu mandato por até seis meses. Um exagero, mesmo com as eventuais bobagens que André Fernandes andou falando em suas redes sociais e na tribuna do Poder Legislativo.

Dúvida sobre se Camilo irá prestigiar

A grande interrogação sobre a presença do presidente Bolsonaro no Ceará em dois eventos públicos na sexta (26), é se o governador Camilo Santana comparecerá às inaugurações. Antes da resposta a ser dada por Camilo, o Planalto terá que confirmar se Bolsonaro virá mesmo, diante do crescimento da crise envolvendo a prisão do assessor do senador Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz. Os ministros militares do presidente Bolsonaro defendem que ele saia pelo Brasil inaugurando obras e criando uma agenda positiva. Contudo, a palavra final sobre sua presença em Juazeiro, e daqui para Penaforte e Iguatu, é do próprio presidente da República. Camilo se mantém silencioso. No Abolição, ninguém antecipa se o Governador irá comparecer aos eventos de inauguração. No atual momento, Camilo tem evitado essas reuniões por conta da covid e para não ter aglomerações que aumentem a pandemia, que hoje coloca em risco tanto o Cariri, quanto o Iguatu, onde todas as UTIs estão ocupadas. Por essa razão, não será surpresa, se Camilo estiver ausente.

FGs abalados com ameaça ao poder

O suplente do senador Cid Gomes, empresário Julio Ventura Neto, criou um fato político no final de semana no Ceará. Promoveu um jantar para homenagear a entrada na reserva do coronel Aginaldo – comandante da Força Nacional- após 33 anos de Polícia Militar do Ceará. Coronel Aginaldo é casado com a mais bolsonarista deputada da Câmara Federal, apontada como uma das líderes do movimento pela volta da ditadura militar, Carla Zambelli. Não bastasse esse constrangimento aos irmãos Ciro e ao senador Cid Gomes, o evento social ainda contou com a presença do deputado federal Capitão Wagner. Lá, Carla Zambelli declarou apoio à candidatura de Capitão Wagner à prefeitura de Fortaleza. Esse episódio irritou Ciro, que está no campo oposto, defendendo o impeachement do presidente Bolsonaro.

Glêdson se aproxima de Bender

 O vereador juazeirense Glêdson Bezerra, pré-candidato a prefeito pelo Podemos, tem acertado o passo quando o assunto é articulação. Depois de se garantir na direção estadual do partido, Glêdson acertou em outra articulação, a aproximação com Gilmar Bender, principal força contra o prefeito Arnon Bezerra. A última conversa política de Glêdson e Gilmar rendeu os primeiros frutos. Na casa de Glêdson, o convidado Bender disse que continua na disputa, porém reconhece seu momento de baixa. Bender perdeu o apoio familiar e dos partidos que faziam a sua base. Entretanto, garante que o PDT de André Figueiredo ainda acredita na sua candidatura. Bender não descarta a possibilidade de uma aliança com Glêdson, compondo a chapa como vice-prefeito. Glêdson dá um passo largo para se credenciar como principal adversário do prefeito Arnon.
 
PT de Juazeiro: mais um pré-candidato

 A ala que representa a maioria do PT de Juazeiro do Norte, liderada pelo ex-prefeito Manoel Santana, decidiu apresentar o nome do advogado Gabriel Santana a prefeito. Gabriel é filho de Dr. Santana e estava filiado ao PCdoB, onde disputou uma vaga na Assembleia em 2018. Na eleição de 2016, Gabriel disputou a eleição municipal como candidato a vice na chapa do empresário Gilmar Bender. Uma reunião virtual do Diretório Municipal, no dia 18, decidiu pelo lançamento. A pauta foi levada ao diretório, após um convite feito a Gabriel pelo o deputado federal José Guimarães e o presidente estadual do partido, Antônio Filho, o Conin. Um contato dentro do Diretório de Juazeiro assegurou que Gabriel terá um retorno ao partido.

 Ronaldo absolvido do mensalinho

 Responsável pelo desastre político da administração do ex-prefeito Ronaldo Mattos, o “mensalinho” do Crato não aconteceu. Pelo menos, é o que decidiu o juiz José Batista, em decisão do dia 16 desde mês. A boa notícia veio tarde: Ronaldo amargou um grande desgaste que acabou tirando dele a possibilidade de disputar sua reeleição. Agora, há quem o incentive a concorrer a um novo mandato para terminar o que começou e, na avaliação de apoiadores, ficou pela metade. Independente dos apelos, Ronaldo alega que a ocasião é de pensar muito no seu futuro empresarial. Diz que abandonou suas empresas quando esteve à frente da prefeitura do Crato. Todavia, esse discurso está bem pertinho de mudar. Para os mais íntimos, Ronaldo não descarta uma reviravolta até as convenções partidárias. O ex-prefeito está filiado ao PSD de Domingos Filho.

Provida inabilitada em licitação

No chamamento público de 10 de junho de 2020, a Comissão de Credenciamento e Edital de Cahamento Público da Prefeitura de Juazeiro do Norte inabilizou o Instituto de Assistência à Saúde e Promoção Social – Provida – por cometer uma irregularidade. Sua proposta financeira estava estranhamente sem assinatura. Cometeu outra irregularidade: inverteu a apresentação das propostas financeiras dos lotes do edital. A Provida é a  organização social com maior potencial para vencer o novo chamamento público que acontece ainda nesta semana pela prefeitura de Juazeiro. Outras organizações sociais foram também inabilitadas no primeiro chamamento, como o IGC, ACENI, INTECS e a IDAB.

Disse me disse...

Deputado Pedro Bezerra postou nas redes sociais, nesta segunda (22), uma homenagem ao aniversário de Juazeiro do Norte.

Erro de sua assessoria de comunicação. O equívoco logo viralizou e, alertado, o parlamentar retirou o elogio antecipado do ar.

A homenagem será feita na data certa, no próximo mês, quando a terra de Padre Cícero fará mais um ano de vida. Pedro Bezerra deve agora cobrar mais compromisso de sua equipe.

Sem reuniões presenciais, a ex-deputada Ana Paula Cruz e o vice-prefeito Giovanni Sampaio passaram a investir pesado nas redes sociais.
 
Giovanni e Ana Paula tentam se manter vivos entre os eleitores, sonhando com o impedimento do prefeito Arnon. Esperam uma indicação de Camilo.

Ainda em Juazeiro, a preocupação da gestão Arnon é com o Mercado do Pirajá, a Feirinha de Trocas e as constantes festas clandestinas.
 
No Crato, após a derrota no processo do “mensalinho”, o ex-prefeito Samuel Araripe deve ter mais dificuldades com a Justiça.
 
Samuel enfrenta processo por calúnia e difamação, movido por vereadores e pelos empresários Rafael Branco, Rivailton e Laércio Teles Braga.
 
Ao prefeito Zé Ailton, a crítica é pela falta de testes e acompanhamento dos infectados pelo covid-19. O hospital São Camilo tem muitos casos sem notificação.

Enquanto Juazeiro já bateu os 10 mil testes, o Crato agora que ultrapassou os 2 mil. A comparação começa a pegar mal.   

Desculpe a ignorância, o presidente Bolsonaro virá mesmo a Juazeiro do Norte esta semana?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ